Justiça
Deputada vai ao MP para investigar publicações pró-Tarcísio em perfis de fofoca
Thainara Faria (PT) afirmou que a conduta atenta contra a legislação eleitoral e a lei de improbidade administrativa
A deputada estadual de São Paulo Thainara Faria (PT) solicitou ao Ministério Público paulista uma investigação sobre supostas irregularidades cometidas pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em relação a publicações nas redes sociais voltadas a promover ações de sua gestão.
A denúncia se baseia em uma reportagem da revista piauí que apontou diversas postagens realizadas por perfis de fofoca para enaltecer iniciativas do governo de Tarcísio. Essas contas, que somam milhões de seguidores, não costumavam publicar conteúdos políticos.
A matéria identificou que os posts, publicados ao longo do mês passado, se concentraram em quatro temas principais: inauguração de trecho do Rodoanel, redução de IPVA de motos, cobrança pela intervenção na Enel e preocupação com casos de feminicídio.
Na ação, a deputada do PT afirma que os fatos são “gravíssimos”. “Intentam contra a legislação eleitoral, no processo eleitoral do corrente ano, na lei de improbidade administrativa e na legislação criminal, de modo que devem ser apurados e punidos com urgência e veemência.”
Além de pedir a abertura de um inquérito civil para apurar o caso, Thainara Faria solicitou ao Instagram a íntegra das postagens, com imagens e vídeos, para verificar o alcance dos compartilhamentos e dos comentários.
Em nota, o governo de São Paulo negou qualquer participação nas publicações e disse realizar campanhas institucionais e de utilidade pública “em plena conformidade com os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
A reação do bolsonarismo à declaração da esposa de Tarcísio sobre ‘CEO’ do Brasil
Por Wendal Carmo
Em meio à disputa do bolsonarismo, esposa chama Tarcísio de ‘CEO’ do Brasil
Por CartaCapital
Quaest testa Lula contra Flávio Bolsonaro e Tarcísio; veja os resultados
Por CartaCapital
PT aciona Justiça contra vice de Tarcísio que chamou partido de ‘narcoafetivo’
Por CartaCapital


