Justiça
Os ‘novos ilícitos’ de Daniel Vorcaro no caso Master
A PF e a PGR convenceram o ministro do STF Dias Toffoli a mudar de ideia sobre buscas contra o banqueiro
O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli mencionou indícios de “novos ilícitos” cometidos por Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, liquidado extrajudicialmente pelo Banco Central. Não informou, porém, quais seriam essas práticas.
A afirmação consta de um dos despachos de Toffoli sobre a nova fase da Operação Compliance Zero, deflagrada nesta quarta-feira 14 para aprofundar a apuração de um suposto esquema de fraudes capitaneado pelo Master.
Vorcaro foi um dos alvos de busca e apreensão. Segundo o ministro, a PF justificou a necessidade de realizar as diligências em um dos endereços do banqueiro com dois argumentos: o alcance restrito das ações anteriores e a “evidência de prática de novos ilícitos, supostamente cometidos pelo investigado”.
A Procuradoria-Geral da República endossou a batida policial, a fim de colher documentos, anotações, registros, mídias, aparelhos eletrônicos e outros dispositivos de armazenamento de dados.
Ao que tudo indica, Toffoli havia barrado inicialmente a solicitação da PF contra Vorcaro. Em seu novo despacho, o ministro afirmou ter reconsiderado a ação após as ponderações da polícia e da PGR.
Em nota, a defesa de Daniel Vorcaro informou que seu cliente tem colaborado com as autoridades e atenderá todas as medidas judiciais. “O Sr. Vorcaro permanece à disposição para prestar esclarecimentos sempre que solicitado, reforçando seu interesse no esclarecimento completo dos fatos e no encerramento célere do inquérito.”
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
O incômodo de Toffoli com a PF em nova decisão do caso Master
Por CartaCapital
Toffoli manda lacrar e manter no STF itens apreendidos em nova operação do caso Master
Por CartaCapital
Quem é Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro e alvo da PF no caso Master
Por CartaCapital



