Justiça

PF deflagra 9ª fase da Overclean e coloca deputado do PDT no centro da operação

Ação cumpre nove mandados de busca e apreensão na Bahia e no Distrito Federal; STF determina bloqueio de R$ 24 milhões e avança sobre núcleo político suspeito de desviar emendas parlamentares

PF deflagra 9ª fase da Overclean e coloca deputado do PDT no centro da operação
PF deflagra 9ª fase da Overclean e coloca deputado do PDT no centro da operação
O deputado Félix Mendonça Jr. Foto: Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira 13 a 9ª fase da Operação Overclean, ação que aprofunda a investigação sobre um esquema de desvio de emendas parlamentares envolvendo corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em licitações. O deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT-BA) é o principal alvo desta etapa, autorizada pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal.

Com apoio da Controladoria-Geral da União e da Receita Federal, agentes cumpriram nove mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e na Bahia, incluindo o apartamento funcional utilizado pelo congressista em Brasília, a sede estadual do PDT e imóveis de alto padrão relacionados ao deputado – entre eles, um apartamento avaliado em cerca de 50 milhões de reais.

O STF também determinou o bloqueio de 24 milhões de reais.

Até o momento, o deputado Félix Mendonça Jr. não se manifestou. Sua assessoria foi procurada por CartaCapital, mas ainda não apresentou resposta. O espaço segue aberto.

O que a PF investiga

De acordo com informações da Polícia Federal, o esquema funcionava em várias etapas:

  • direcionamento de emendas parlamentares para prefeituras específicas;
  • atuação de servidores públicos para favorecer empresas previamente escolhidas;
  • superfaturamento de contratos, permitindo desvio de recursos públicos;
  • redistribuição de propinas a intermediários e agentes políticos.

A PF afirma que Félix Mendonça Jr. teria participado ativamente do esquema, utilizando seu então secretário parlamentar, Marcelo Chaves, como operador. Chaves – que já havia sido alvo da quarta fase da Overclean, em 2025 – era responsável por negociar a liberação de emendas, cobrar pagamentos ilegais de prefeitos beneficiados e organizar o repasse de valores indevidos.

A investigação aponta que o deputado teria recebido vantagens direta e indiretamente em troca do direcionamento de verbas para ao menos três municípios baianos.

Os nove mandados realizados hoje estão diretamente vinculados ao congressista. Além dos endereços ligados ao deputado, locais usados para armazenamento de documentos e bens de alto valor passaram por varredura.

Operação Overclean

A Overclean teve início em dezembro de 2024, com 59 mandados judiciais e 16 prisões na Bahia, em São Paulo e Goiás. A operação identificou um grupo que, segundo os investigadores, funcionava em vários estados realizando fraudes em licitações municipais relacionadas a repasses do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas).

Desde então, as fases seguintes ampliaram o alcance para prefeitos, ex-secretários, servidores e intermediários políticos. Em fases anteriores, dois prefeitos chegaram a ser afastados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo