Justiça
Justiça absolve Ratinho por ataque contra deputada do PT
Natália Bonavides (RN) pode recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça
A Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região absolveu o apresentador Carlos Massa, conhecido como Ratinho, de uma acusação por proferir discursos misóginos e discriminatórios contra a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN).
Em dezembro de 2021, durante um programa de rádio, o apresentador ofendeu a deputada por discordar de um projeto de lei que assegura o casamento civil a casais homoafetivos.
“A gente tinha que eliminar esses loucos. Não dá para pegar uma metralhadora?”, disse Ratinho na ocasião. Ele também disparou ofensas diretas à parlamentar, como “você não tem o que fazer”, “vá lavar roupa”, “vá costurar a calça do seu marido” e “vá lavar louça”.
Para o TRF-5, porém, as manifestações dizem respeito ao conteúdo do projeto de lei, não a Bonavides. Segundo o relator, desembargador Frederico Wildson da Silva Dantas, as declarações são “antipáticas”, mas não ultrapassam os limites da liberdade de expressão.
A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Federal contra o apresentador e a Rádio Massa FM. O órgão pleiteava o pagamento de 2 milhões de reais em indenização por cada réu, sob o argumento de que as afirmações configuram propagação generalizada de violência. A deputada pode recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Cúpula do Congresso esvazia ato do 8 de Janeiro promovido pelo Planalto
Por Vinícius Nunes
Para não melindrar Motta e Alcolumbre, Lula é aconselhado a adiar veto ao PL da Dosimetria
Por Vinícius Nunes


