Justiça

MPF apura suposta discriminação religiosa durante Réveillon do Rio

A apuração tem como base a alegação de promoção de shows exclusivamente de cantores evangélicos na Praia do Leme

MPF apura suposta discriminação religiosa durante Réveillon do Rio
MPF apura suposta discriminação religiosa durante Réveillon do Rio
Créditos: Fernando Maia/Rio Tour - Reprodução site Prefeitura do Rio
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Federal abriu um inquérito para apurar suposta discriminação cultural e religiosa praticadas pela prefeitura do Rio de Janeiro durante as celebrações do Réveillon.

Segundo o órgão, a apuração tem como base a alegação de promoção de shows exclusivamente de cantores evangélicos na Praia do Leme. É o segundo ano que a celebração conta um palco exclusivo para a música gospel.

Em nota, o MPF informou ter requisitado à prefeitura do Rio de Janeiro mais informações sobre os critérios adotados para a definição e a destinação de recursos públicos para eventos culturais realizados nas praias durante o Réveillon de 2026. O prazo para a resposta foi fixado até o dia 21 de janeiro.

Na data limite, será realizada uma reunião na sede do MPF com representantes do poder público e de entidades da sociedade civil, com o objetivo de discutir políticas públicas para o enfrentamento da intolerância e do racismo religioso e cultural.

“O escopo inicial do inquérito é ampliar o diálogo entre as instituições e a sociedade, buscar a pacificação social mediante possível autocomposição e verificar o que precisa ser implantado, corrigido ou aprimorado para melhor concretização dos objetivos que garantam a diversidade e a equidade”, destacou o órgão.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) negou a acusação em suas redes sociais. “A gente não pode transformar um preconceito que de fato existe, e que é absurdo, inaceitável, contra o povo de axé, agora virar preconceito contra o povo cristão. Tem uma parte muito importante, significativa da nossa cidade, da nossa população, que curte música gospel e que quer e pode ter seu espaço e que não vinha à Copacabana”, declarou.

Nesta sexta-feira 2, o prefeito voltou a comentar o episódio em suas redes, pedindo desculpas se o posicionamento anterior ofendeu ofendeu os praticantes das religiões de matriz africana.

Peço novamente desculpas sinceras se algum post meu ofendeu praticantes dessas religiões. Essa nunca foi — e nunca será — minha intenção. O gênero musical gospel teve mais um ano de sucesso nas areias do Leme, dentro de uma programação plural, diversa e democrática, que é a marca do Rio. Por fim, registro que a sugestão para a criação de uma estátua em homenagem a Tata Tancredo será atendida. Vou dialogar com lideranças religiosas para construir, juntos, a melhor forma de fazer essa homenagem tão importante para a cidade. Com isso vamos valorizar a ancestralidade africana reafirmando o compromisso da cidade com a liberdade religiosa e reconhecendo líderes que ajudaram a construir o Rio!”, escreveu o prefeito.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo