Justiça
Moraes autoriza PF a ouvir Bolsonaro sobre bens encontrados no Alvorada
A corporação quer que o ex-capitão preste depoimento sobre os a itens encontrados em cofres no Palácio da Alvorada
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta quinta-feira 18 que a Polícia Federal realize uma nova oitiva com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso na Superintendência da corporação em Brasília. O depoimento foi marcado para o dia 30 de dezembro e será realizado entre 9h e 11h.
O objetivo da PF é ouvir o ex-capitão sobre os a bens encontrados no Palácio da Alvorada. Segundo a PF, os itens estavam em dois cofres abertos em 25 de junho deste ano, “após acionamento pela Presidência da República”.
Entre os objetos localizados estão documentos pessoais de Bolsonaro, “junto a outros bens”, o que torna necessária a oitiva para que ele “se manifeste sobre a propriedade e a origem de tais bens”, de acordo com a PF.
Questionados sobre quais são esses itens, a PF e o Supremo ainda não responderam. Bolsonaro cumpre uma pena de 27 anos e três meses de prisão por liderar a tentativa de golpe de Estado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


