Mundo
EUA e Paraguai assinam acordo de cooperação militar
O pacto facilita ‘o treinamento bilateral e multinacional, a assistência humanitária, a resposta a desastres e outros interesses compartilhados’
Os Estados Unidos e o Paraguai assinaram, nesta segunda-feira 15, um acordo de cooperação militar que “estabelece um marco claro para a presença e as atividades” do pessoal americano no país sul-americano, informou o Departamento de Estado.
O Acordo sobre o Status das Forças (Sofa, na sigla em inglês) foi assinado em Washington pelo chefe da diplomacia americana, Marco Rubio, e por seu homólogo paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano.
O pacto facilita “o treinamento bilateral e multinacional, a assistência humanitária, a resposta a desastres e outros interesses compartilhados em matéria de segurança”, segundo detalhou um comunicado.
O Sofa “reflete o compromisso dos Estados Unidos de coordenar-se estreitamente com o Paraguai em matéria de segurança regional”, declarou Rubio, citado no texto.
Os Estados Unidos têm numerosos acordos desse tipo em todo o mundo, para definir o marco legal, as responsabilidades e os direitos do pessoal militar quando está sob jurisdição estrangeira.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



