CartaExpressa
Lula critica tornozeleira a agressores de mulheres e diz que ‘até um presidente tentou tirar’
O presidente dedicou parte do seu discurso para falar sobre os recentes casos de feminicídio que tem mobilizado o Brasil
O presidente Lula (PT) criticou, nesta segunda-feira 8, o uso de tornozeleira eletrônica para homens que foram condenados por agredir mulheres. Em seu discurso, o presidente citou a tentativa de Jair Bolsonaro (PL), condenado pela trama golpista, de retirar o equipamento de monitoramento.
“Vai colocar tornozeleira para cara não pode se aproximar de casa, mas quem está dentro de casa sozinha é a mulher. E o safado (sic) aparece. E quando aparece, está mais nervoso. Se até um presidente da República, que tentou dar um golpe nesse País, tentou tirar a tornozeleira dele, imagina esses [agressores]”, disse.
As falas de Lula foram durante a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social (CNAS), em Brasília. O presidente dedicou parte do seu discurso para falar sobre os recentes casos de feminicídio que tem mobilizado o Brasil e prometeu uma mobilização nacional para coibir os casos de violência.
“É importante envolver o Congresso Nacional, Senado e Câmara, a Suprema Corte, o Superior Tribunal de Justiça, os tribunais dos estados, os sindicalistas, os evangélicos, todo mundo para fazer um mutirão educacional”, disse.
“Temos filhos homens, temos que reeducá-los. Na escola, professores têm que reeducar crianças. Não podemos deixar que isso se transformar numa coisa normal. Temos que despertar o direito de indignação. Temos que ficar indignados com a violência contra as mulheres”, completou o presidente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
União Brasil expulsa Celso Sabino por não romper com Lula
Por Wendal Carmo
Lula sanciona nova lei que endurece penas e amplia proteção a vítimas de crimes sexuais
Por Vinícius Nunes


