Justiça
Dino manda à PF relatórios sobre irregularidades com emendas Pix
As conclusões da corporação poderão integrar inquéritos em andamento ou motivar a abertura de novas apurações
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, mandou encaminhar à Polícia Federal os relatórios de auditorias da Controladoria-Geral da União sobre emendas parlamentares individuais do tipo transferências especiais, conhecidas como emendas Pix.
Na sequência, a PF deverá verificar a existência de indícios de crimes. As conclusões podem integrar inquéritos em andamento ou motivar a abertura de novas apurações.
Em seus relatórios de auditoria, a CGU identificou, nos 20 entes federados que receberam os maiores valores em transferências especiais em 2024, deficiências ou irregularidades no uso desse aporte. Além disso, nenhum ente atendeu plenamente ao cumprimento dos requisitos dos planos de trabalho inseridos na plataforma Transferegov, entre outros problemas notados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula sanciona nova lei que endurece penas e amplia proteção a vítimas de crimes sexuais
Por Vinícius Nunes
Trump lança ‘Hall da Vergonha’ em novo ataque contra jornais
Por Deutsche Welle
A critica de Silas Malafaia após o anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro
Por CartaCapital



