Justiça
Justiça condena o estado de São Paulo por transfobia em processo
Uma mulher negra transexual foi à Justiça por se sentir discriminada em uma ação para obter tratamento de hormonioterapia
O Juizado Especial da Fazenda Pública de Jales condenou o estado de São Paulo a pagar uma indenização de 30 mil reais por transfobia. Cabe recurso.
A vítima, uma mulher negra transexual, afirmou à Justiça ter sido discriminada, com termos transfóbicos, em uma ação na qual buscava o direito de obter do estado um tratamento de hormonioterapia.
Ao responder à demanda, o estado se dirigiu à autora ora com o seu nome feminino, ora com um nome masculino, além de dizer que o Sistema Único de Saúde fornecia tratamento integral à “doença” por ela apresentada.
Ao acolher o pedido de indenização por danos morais, o juiz Fernando Antônio de Lima destacou que o estado de São Paulo “agiu contra a pessoa humana”.
“Nesse sentido, não há dúvida de que a nomeação da autora, mulher trans, como um homem e a equiparação de uma condição de mulher trans a uma patologia implicaram evidentes danos morais”, registrou.
“O estado de São Paulo impediu que a autora, em um processo judicial, desenvolvesse o projeto que dá sentido à própria existência, o que caracteriza inegável dano ao projeto de vida digna. Ser e desenvolver-se como mulher transexual compõem o projeto existencial que o Estado deixou de assegurar e que o Poder Judiciário, por meio desta sentença, pretende restabelecer.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
STF julga denúncia contra deputado petista por suposta injúria racial contra policiais no RS
Por CartaCapital
PL convoca reunião para tentar conter crise deflagrada por Michelle Bolsonaro
Por Wendal Carmo



