Midiático
Um olhar crítico sobre mídia, imprensa, internet e cultura pop.
Midiático
Matéria de O Globo comparou Pogba a “animal que escapa do cativeiro’
Após repercussão negativa, trecho foi retirado da reportagem online do jornal carioca. Em nota, o veículo pediu desculpas


Campeão do mundo pela França, Paul Pogba foi comparado por uma matéria online do jornal O Globo a um “animal que escapa do cativeiro” ao comemorar o título conquistado. Após a repercussão nas redes sociais, o veículo retirou o trecho da reportagem e, em nota enviada a CartaCapital, pediu desculpas pela expressão usada.
A comparação surgia logo no abre da matéria publicada no domingo 15, atualizada somente às 8h15 desta terça-feira. “Pogba reagiu como um animal que escapa do cativeiro – a alegria é tanta que ele não sabe o que fazer em seguida”, afirmou a publicação. O comentário foi considerado racista por diversos usuários das redes sociais.
Leia também:
Mídia brasileira atesta: prisão de Lula “comprova” Estado de Direito
Meia Hora faz contraponto à “editoria de guerra” do Extra
Colaborador de CartaCapital, Douglas Belchior, fundador e professor no Movimento Uneafro-Brasil, afirmou que o repórter enviado pelo jornal “animaliza um dos principais herois da conquista francesa”. “Nosso indisfarçável racismo diário”, afirmou Belchior.
O @JornalOGlobo envia um jornalista para cobrir a Copa do Mundo e o repórter animaliza um dos principais heróis da conquista francesa. Para o jornal carioca e seu jornalista, o Pogba campeão é um “animal livre do cativeiro”.
Nosso indisfarçável racismo diário… pic.twitter.com/uVF6vFWOph
— Douglas Belchior (@negrobelchior) 17 de julho de 2018
O jornal já retirou a passagem da matéria. O abre atualizado ficou: “A Alegria de Pogba é tanta que ele não sabe nem o que fazer em seguida”.
Nas buscas feitas no Google ainda é possível ler o trecho suprimido. Esse atraso entre a atualização da matéria e a indexação feita pelo buscador é comum.
Em nota, o jornal afirma que “não compactua com nenhuma forma de preconceito e reconhece que o texto inicial gerou uma interpretação que não condizia com a intenção original do autor”. “Por isso, decidiu suprimir o trecho e atualizar a reportagem com outra formulação. Pedimos desculpas pela expressão usada.”
Pogba foi um dos líderes da França em sua conquista. A família do meio-campista é da Guinea. Mais da metade dos campeões do mundo tem origem africana.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.