Midiático

Um olhar crítico sobre mídia, imprensa, internet e cultura pop.

Midiático

Matéria de O Globo comparou Pogba a “animal que escapa do cativeiro’

Após repercussão negativa, trecho foi retirado da reportagem online do jornal carioca. Em nota, o veículo pediu desculpas

O trecho infeliz da matéria já foi retirado
Apoie Siga-nos no

Campeão do mundo pela França, Paul Pogba foi comparado por uma matéria online do jornal O Globo a um “animal que escapa do cativeiro” ao comemorar o título conquistado. Após a repercussão nas redes sociais, o veículo retirou o trecho da reportagem e, em nota enviada a CartaCapital, pediu desculpas pela expressão usada.

A comparação surgia logo no abre da matéria publicada no domingo 15, atualizada somente às 8h15 desta terça-feira. “Pogba reagiu como um animal que escapa do cativeiro – a alegria é tanta que ele não sabe o que fazer em seguida”, afirmou a publicação. O comentário foi considerado racista por diversos usuários das redes sociais.

Leia também:
Mídia brasileira atesta: prisão de Lula “comprova” Estado de Direito
Meia Hora faz contraponto à “editoria de guerra” do Extra

Colaborador de CartaCapital, Douglas Belchior, fundador e professor no Movimento Uneafro-Brasil, afirmou que o repórter enviado pelo jornal “animaliza um dos principais herois da conquista francesa”. “Nosso indisfarçável racismo diário”, afirmou Belchior.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo