Justiça
Fraude no DNOCS: Polícia Federal desarticula esquema de desvios em obras financiadas por emendas
Operação apura superfaturamento, obras inexistentes e favorecimento de empresas em contratos de pavimentação. Prejuízo é estimado em R$ 22 milhões
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira 28 a Operação Fake Road para investigar um esquema de desvio de recursos públicos em contratos de pavimentação firmados pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) e financiados por emendas parlamentares.
Auditorias da Controladoria-Geral da União identificaram indícios de superfaturamento, serviços executados apenas parcialmente ou nunca iniciados, medições fraudulentas e direcionamento de contratos.
A investigação aponta que servidores públicos e empresários atuavam de forma coordenada para validar obras inexistentes ou inconclusas, possibilitando pagamentos irregulares. O prejuízo estimado ultrapassa 22 milhões de reais.
Por determinação do Supremo Tribunal Federal, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Fortaleza (CE) e Natal (RN). As medidas também incluem bloqueio de bens e valores, indisponibilidade de imóveis e veículos e quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático dos investigados. Cerca de 50 policiais federais participam da ação.
Segundo os investigadores, o esquema só foi identificado após o cruzamento de dados das auditorias da CGU com verificações de campo que revelaram discrepâncias entre os pagamentos realizados e os serviços efetivamente executados.
Como a operação está em andamento, as identidades dos alvos da ação ainda não foram confirmadas pela PF.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



