Midiático
Um olhar crítico sobre mídia, imprensa, internet e cultura pop.
Midiático
Jornal envia e-mail a leitores pedindo voto em conservadores
Em intervenção sem precedentes, ‘Telegraph’ rejeita esquerdismo do líder do Partido Trabalhista


Ao contrário da maior parte da imprensa brasileira, os jornais do Reino Unido têm uma posição política transparente, e comumente publicam editoriais endossando um dos partidos que disputam as eleições britânicas. No pleito de 2015, que ocorre nesta quinta-feira 7, o Guardian e o Daily Mirror, por exemplo, deram apoio ao Partido Trabalhista, enquanto o Financial Times e o Times respaldam o Partido Conservador. O Daily Telegraph, também apoiador do atual governo conservador, liderado por David Cameron, foi além do simples endosso: enviou uma carta por e-mail a todos os seus leitores cadastrados instando o público a votar nos conservadores.
O recado (abaixo, em inglês), assinado por Chris Evans, editor do jornal, diz que o envio do e-mail, um ato “sem precedentes”, se deve ao fato de a publicação considerar as eleições deste ano as mais importantes desde 1979, quando Margaret Thatcher chegou ao poder. Em seguida, Evans faz um alerta sobre o esquerdismo de Ed Miliband, o líder do Partido Trabalhista:
“[A eleição] é um divisor de águas: continuamos sob [o governo dos] conservadores, com uma abordagem econômica aberta e orientada aos empreendedores, que sustentou nossa prosperidade por quase 40 anos? Ou voltamos para a cultura do “governo-sabe-melhor” defendida pelo líder mais à esquerda do Partido Trabalhista em uma geração?”
No fim do texto, Evans diz: “O Daily Telegraph urge que seus eleitores votem no Partido Conservador”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.