Justiça

Moraes manda Câmara declarar o fim do mandato de Ramagem

O STF condenou o deputado a 16 anos de prisão por participação na tentativa de golpe de Estado

Moraes manda Câmara declarar o fim do mandato de Ramagem
Moraes manda Câmara declarar o fim do mandato de Ramagem
Rio de Janeiro (RJ) 17/07/2024 – O delegado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Informações (Abin) e pré-candidato à Prefeitura do Rio, presta depoimento na Polícia Federal, que investiga possível uso ilegal de sistemas para espionar autoridades e desafetos políticos no governo Jair Bolsonaro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou, nesta terça-feira 25, que a Câmara declare a perda do mandato do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).

A Primeira Turma do STF condenou Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência, a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão por participação na tentativa de golpe de Estado.

A Corte declarou nesta terça-feira o trânsito em julgado da ação penal ou seja, comunicou não caber qualquer novo recurso contra a sentença. Determinou, assim, o início do cumprimento da pena.

Ramagem, porém, fugiu para os Estados Unidos e é considerado foragido da Justiça brasileira na última quarta-feira 19, Moraes ordenou a prisão preventiva do bolsonarista.

O ministro mandou oficiar a Câmara para declarar a perda do mandato de Ramagem. Segundo o dispositivo da Constituição citado pelo ministro na decisão, perderá seu mandato o deputado ou o senador que “deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada”.

Neste caso, a Constituição prevê que cabe à Mesa da Câmara declarar a perda do mandato de ofício ou mediante provocação de um deputado ou de um partido, “assegurada ampla defesa”.

Moraes também mandou oficiar o Tribunal Superior Eleitoral a respeito da inelegibilidade de Ramagem devido à sua condenação com trânsito em julgado e o Ministério da Justiça, a fim de adotar as providências necessárias para Ramagem perder o cargo de delegado da Polícia Federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo