Justiça
Moraes manda Câmara declarar o fim do mandato de Ramagem
O STF condenou o deputado a 16 anos de prisão por participação na tentativa de golpe de Estado
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou, nesta terça-feira 25, que a Câmara declare a perda do mandato do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).
A Primeira Turma do STF condenou Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência, a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão por participação na tentativa de golpe de Estado.
A Corte declarou nesta terça-feira o trânsito em julgado da ação penal — ou seja, comunicou não caber qualquer novo recurso contra a sentença. Determinou, assim, o início do cumprimento da pena.
Ramagem, porém, fugiu para os Estados Unidos e é considerado foragido da Justiça brasileira — na última quarta-feira 19, Moraes ordenou a prisão preventiva do bolsonarista.
O ministro mandou oficiar a Câmara para declarar a perda do mandato de Ramagem. Segundo o dispositivo da Constituição citado pelo ministro na decisão, perderá seu mandato o deputado ou o senador que “deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada”.
Neste caso, a Constituição prevê que cabe à Mesa da Câmara declarar a perda do mandato de ofício ou mediante provocação de um deputado ou de um partido, “assegurada ampla defesa”.
Moraes também mandou oficiar o Tribunal Superior Eleitoral a respeito da inelegibilidade de Ramagem — devido à sua condenação com trânsito em julgado — e o Ministério da Justiça, a fim de adotar as providências necessárias para Ramagem perder o cargo de delegado da Polícia Federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Saiba onde cada condenado pela trama golpista cumprirá pena
Por Maiara Marinho
Moraes manda Bolsonaro cumprir pena na Superintendência da PF em Brasília
Por CartaCapital
Como Moraes fechou a porta dos recursos e acelerou a prisão de Bolsonaro
Por CartaCapital



