Justiça
STF julga nesta segunda a decisão que levou Bolsonaro à prisão
A ordem emitida por Moraes no sábado 22 será analisada pelos ministros da Primeira Turma em sessão extraordinária no plenário virtual
O Supremo Tribunal Federal julga nesta segunda-feira 24 a ordem de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), emitida liminarmente no sábado 22 pelo ministro Alexandre de Moraes.
O documento será analisado em sessão extraordinária da Primeira Turma, realizada em plenário virtual a partir das 8h00. Os ministros que integram o colegiado – Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino – terão até as 20h00 para publicação dos votos.
No plenário virtual, os ministros poderão confirmar a ordem emitida por Moraes ou reformar a decisão que mandou prender o ex-capitão.
Bolsonaro foi preso no sábado 22 após o descumprimento de medidas cautelares. Ele tentou violar a tornozeleira eletrônica e convocou protestos no entorno da sua residência. A suspeita é de que ele se preparava para fugir da prisão domiciliar. A ordem emitida por Moraes foi solicitada pela Polícia Federal e teve aval da Procuradoria-Geral da República.
No domingo 23, Bolsonaro passou por audiência de custódia, quando alegou paranoia por misturas de medicação para justificar a tentativa de romper a tornozeleira. Na audiência, teve a prisão mantida.
Neste meio tempo, a defesa do ex-capitão tem tentado converter a prisão em domiciliar. Um primeiro pedido já foi negado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Defesa de Bolsonaro nega risco de fuga e pede prisão domiciliar
Por CartaCapital
Em audiência de custódia, Bolsonaro alega ‘paranoia’; prisão é mantida
Por CartaCapital
Lula diz que prisão de Bolsonaro não afeta relação com Trump
Por AFP
Trump reage à prisão de Bolsonaro: ‘É uma pena’
Por Vinícius Nunes



