Midiático
Um olhar crítico sobre mídia, imprensa, internet e cultura pop.
Midiático
FHC sobre a necessidade de diversificar a mídia: “eu não falo de amigos”
Questionado sobre a necessidade de diversificar os meios de comunicação do país, o ex-presidente arranca risos da plateia ao esquivar-se de responder, alegando amizade


Questionado neste sábado 15 sobre a necessidade de se diversificar os meios de comunicação no Brasil, e se isto não envolveria “quebrar alguns grupos econômicos”, Fernando Henrique Cardoso respondeu: “Eu não falo de amigos”. Segundo o Jornal Folha de S. Paulo, que noticiou de forma discreta a colocação do ex-presidente, a resposta de FHC “arrancou risos da plateia”.
Fernando Henrique participava do Festival Piauí de Jornalismo, promovido pela revista Piauí no Colégio Dante Alighieri, no bairro paulistano dos Jardins. Na ocasião, o tucano atacou o governo federal e a presidenta reeleita Dilma Roussef diversas vezes ao ser questionado sobre mídia. Disse que, apesar de nos Estados Unidos e na Inglaterra haver regulação econômica da mídia, no Brasil haveria “falta de confiança na agência reguladora”.
Em seguida, deu a resposta sobre ser “amigo” dos grupos empresariais de mídia, arrancando gargalhadas do público ao insinuar que, por esta proximidade, não iria se aprofundar sobre a necessidade de se diversificar a mídia no Brasil.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.