Midiático

Um olhar crítico sobre mídia, imprensa, internet e cultura pop.

Midiático

Sindicato convoca greve de 5 minutos de jornalistas no Paraná

Em nota, o Sindijor-PR pede que no dia 3 de junho os profissionais da área interrompam suas atividades às 10h e às 17h e que, durante os 5 minutos, façam “selfies” do ato

Sindicato convoca greve de 5 minutos de jornalistas no Paraná
Sindicato convoca greve de 5 minutos de jornalistas no Paraná
Jornalistas reunidos na sede de seu sindicato, no Paraná, em 26 de maio
Apoie Siga-nos no

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) convocou para o dia 3 de junho uma paralisação de cinco minutos em dois momentos do dia: às 10 e às 17 horas. As principais reivindicações são revisão do piso diferenciado e reabertura imediata das negociações sobre o reajuste e aumento real dos salários dos jornalistas paranaenses.

Em nota publicada em seu site, o sindicato pede ainda para que os manifestantes usem preto ou roxo e tirem uma “selfie” em frente aos seus locais de trabalho. “Esse encaminhamento é válido também para outras regiões do Paraná, que confirmarão locais e datas das Assembleias”, explicou na nota Guilherme Carvalho, presidente do Sindijor-PR.

Ainda segundo a divulgação do Sindijor-PR, entre 2004 e 2013, o faturamento das empresas de comunicação no Brasil aumentou 191%, “enquanto a inflação do período foi de 69%. Isso significa que o faturamento aumentou 72% acima da inflação. Em contrapartida, os jornalistas tiveram um reajuste de apenas 70%, ou seja, apenas repuseram a inflação.” De acordo com eles, dados da RAIS/Ministério do Trabalho apontam que mais de 40% dos jornalistas no Brasil ganham menos de quatro salários mínimos, o que já representa uma quantia abaixo do piso, que segundo o site do SindijorPR é R$ 2.605,20 para repórteres

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo