COP30

‘Arrogante e preconceituosa’: prefeito de Belém reage a declaração do chanceler alemão

Friedrich Merz fez um comentário depreciativo sobre a capital paraense ao retornar a Berlim

‘Arrogante e preconceituosa’: prefeito de Belém reage a declaração do chanceler alemão
‘Arrogante e preconceituosa’: prefeito de Belém reage a declaração do chanceler alemão
Igor Normando (MDB). prefeito de Belém. Foto: Divulgação/ MDB
Apoie Siga-nos no

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), afirmou nesta segunda-feira 17 que a declaração do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, sobre a cidade foi “infeliz, arrogante e preconceituosa”.

Merz esteve na capital paraense para uma reunião bilateral com Lula (PT) no último dia 7, às margens da COP30. Ao retornar ao seu país, o chanceler aproveitou um discurso no Congresso Alemão do Comércio, em Berlim, para fazer um comentário depreciativo sobre Belém.

“Todos ficaram felizes por terem voltado para a Alemanha, principalmente por termos saído daquele lugar onde estávamos”, disse ele, ao relatar ter perguntado aos repórteres que o acompanharam no Brasil quem gostaria de permanecer na cidade — segundo Merz, “nenhum levantou a mão”.

Em resposta, Normando disse por meio das redes sociais que a afirmação foi preconceituosa. “A fala dele não representa o que a população do mundo inteiro tem achado da nossa cidade”, devolveu o prefeito. “Por onde a gente anda, tem muita gente encantada com Belém, com as belezas naturais, sua gastronomia e sua história.”

O emedebista também afirmou que a Amazônia “ajudou o mundo inteiro a respirar” e defendeu “empatia” com o povo da floresta, no sentido de ajudar as populações amazônicas a se desenvolverem “com equilíbrio e sustentabilidade”. “Enquanto você vem com sua arrogância, nós vamos oferecer o nosso calor humano. Cada um dá o que tem.”

Após o encontro com Lula, Merz disse que a Alemanha contribuiria com um valor “significativo” para o Fundo Florestas para Sempre.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo