CartaExpressa

Chanceler alemão diz que ‘todos ficaram contentes’ ao deixar Belém após viagem à COP30

Friedrich Merz afirmou que nenhum jornalista que o acompanhava quis ficar na cidade-sede da COP30

Chanceler alemão diz que ‘todos ficaram contentes’ ao deixar Belém após viagem à COP30
Chanceler alemão diz que ‘todos ficaram contentes’ ao deixar Belém após viagem à COP30
Friedrich Merz, o primeiro-ministro da Alemanha. Foto: Adem ALTAN / AFP
Apoie Siga-nos no

O chanceler alemão, Friedrich Merz, fez um comentário depreciativo sobre Belém durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio, em Berlim, nesta segunda-feira 17. Ao exaltar a “beleza” e o ambiente favorável da Alemanha, ele afirmou que os jornalistas que o acompanharam à Cúpula de Líderes pré-COP30, realizada no início de novembro na capital paraense, teriam ficado “contentes” em deixar a cidade e retornar à Europa.

Todos ficaram felizes por terem voltado para a Alemanha, principalmente por termos saído daquele lugar onde estávamos”, disse. Merz relatou ter perguntado aos repórteres que o acompanharam no Brasil quem gostaria de permanecer em Belém e, segundo ele, “ninguém levantou a mão”.

A declaração veio poucos dias após a participação do chanceler na Cúpula de Líderes da conferência climática, ocasião em que se reuniu com o presidente Lula (PT) e afirmou que a Alemanha contribuiria com um valor “significativo” para o Fundo Florestas para Sempre. 

A comparação desfavorável a Belém, entretanto, ganhou repercussão no Brasil, sendo vista como um gesto desnecessário em meio às negociações sobre clima. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo