Justiça

STF formaliza rejeição a recurso de Bolsonaro e abre contagem para etapa final antes da prisão

Prazo processual indica que início do cumprimento da pena deve ocorrer entre o fim de novembro e o início de dezembro

STF formaliza rejeição a recurso de Bolsonaro e abre contagem para etapa final antes da prisão
STF formaliza rejeição a recurso de Bolsonaro e abre contagem para etapa final antes da prisão
O ex-presidente Jair Bolsonaro, em 21 de julho de 2025. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O Supremo Tribunal Federal publicou nesta segunda-feira 17 a ata do julgamento que registrou, de forma oficial, a rejeição unânime dos recursos apresentados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e por outros seis condenados no caso da trama golpista. 

A Primeira Turma manteve integralmente a condenação, decidida em setembro, que impôs a Bolsonaro 27 anos e 3 meses de prisão por crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e deterioração de patrimônio público.

A ata, porém, não encerra o processo. Ela apenas formaliza o resultado do julgamento realizado no plenário virtual. O acórdão, que traz os votos completos e seus fundamentos, deve ser publicado nos próximos dias. Só a partir dele começam a correr os prazos para novos recursos.

Com a publicação do acórdão, abre-se um prazo de cinco dias para que as defesas apresentem novos questionamentos. Entre as possibilidades estão novos embargos de declaração e embargos infringentes – hipótese que não se aplica, porque a Primeira Turma não teve dois votos pela absolvição.

Ainda assim, a defesa de Bolsonaro deve apresentar novo recurso, mesmo com baixa probabilidade de sucesso. Ele poderá ser analisado individualmente pelo relator, ministro Alexandre de Moraes. Caso o ministro entenda que se trata de medida meramente protelatória, pode declarar o trânsito em julgado e determinar a execução imediata da pena.

Quando Bolsonaro deve ser preso

Respeitados os prazos processuais, o início do cumprimento da pena deve ocorrer entre o fim de novembro e o começo de dezembro. Esse é o período estimado para:

  1. publicação do acórdão;
  2. abertura e encerramento do prazo de cinco dias para eventual novo recurso;
  3. análise desse recurso e decisão sobre o trânsito em julgado;
  4. determinação do local e do regime de cumprimento da pena.

O cenário mais provável é que Bolsonaro seja levado à Penitenciária da Papuda, em Brasília, ou para a Superintendência da Polícia Federal na capital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo