Mundo
Rede social X é multada em € 5 milhões na Espanha por publicidade fraudulenta de criptomoedas
A plataforma pertence ao bilionário de direita Elon Musk
A agência reguladora da Bolsa na Espanha (CNMV) determinou uma multa de 5 milhões de euros (30,6 milhões de reais) à rede social X por “uma infração contínua muito grave” das normas sobre a publicidade de produtos financeiros vinculados a criptomoedas.
A CNMV decidiu aplicar a sanção à X ao constatar que a plataforma não cumpriu “os deveres de assistência” com a agência reguladora, ao não verificar se a empresa Quantum AI cumpria as normas para fazer publicidade de produtos financeiros, segundo a resolução publicada na quarta-feira 12 no Diário Oficial do Estado.
Ao abrir a investigação em novembro de 2023, a CNMV afirmou ter “detectado anúncios publicitários” na rede X “promovidos por um esquema de fraude financeira”, em referência à Quantum AI.
As publicidades utilizam “ilicitamente a imagem de alguns atores espanhóis e falsificam o design e a identidade de um meio de comunicação nacional para tentar obter dados e dinheiro de investidores”, afirmou na ocasião o então presidente da CNMV, Rodrigo Buenaventura.
A rede social de direita pertence, desde 2022, ao bilionário de direita Elon Musk. A rede e o empresário não comentaram a sanção imposta pela autoridade espanhola.
(Com informações de AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


