Política
Pesquisa Quaest: Lula lidera todos os cenários de 1º turno em 2026
O levantamento fez dez testes de primeiro turno e monitorou dez eventuais disputas de segundo turno; veja os resultados
O presidente Lula (PT) lidera todos os cenários eleitorais de primeiro turno para 2026 monitorados pela nova pesquisa Quaest. O petista também venceria qualquer possível adversário da direita apto a participar de uma disputa de segunda turno. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira 13
De acordo com o levantamento, Lula varia de 31% a 39% de intenções de voto nos testes de primeiro turno, e mantém distância confortável para os adversários. A disputa mais apertada é contra o inelegível ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quando soma apenas 5 pontos de vantagem. Entre os candidatos aptos a concorrer, o mais competitivo é Eduardo Bolsonaro (PL), deputado e filho do ex-capitão, que aparece com 12 pontos a menos do que Lula em um cenário com apenas três candidatos. Confira:

Segundo turno
Nos cenários de segundo turno monitorados pela Quaest, Lula se sai melhor contra o líder do MBL, Renan Santos, do recém-criado Missão, quando venceria o confronto direto por 17 pontos percentuais. O petista também tem distância confortável, de mais de dez pontos, contra Eduardo Leite (PSD) e Eduardo Bolsonaro (PL). Os demais cenários, apesar da liderança, são mais apertados. Há, por fim, um empate técnico contra o inelegível Bolsonaro. Veja:

Rejeição e potencial de voto
O levantamento divulgado nesta quinta também aponta que Lula e os principais adversários ficaram estáveis nos quesitos rejeição e potencial de voto, com números que oscilaram dentro da margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O mais rejeitado segue sendo Eduardo Bolsonaro, com 67% de eleitores que indicam que não votariam no deputado sob nenhuma hipótese. Confira:

A pesquisa Quaest foi contratada pela Genial Investimentos e contou com 2.004 entrevistas feitas entre os dias 6 e 9 de novembro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Pesquisa monitora a opinião dos brasileiros sobre o encontro entre Lula e Trump; veja os resultados
Por CartaCapital
Nova pesquisa mede a rejeição de Lula, Michelle, Tarcísio e Flávio para 2026
Por CartaCapital
Paraná Pesquisas: Ciro só passa de 10% em 2026 em cenário sem Lula
Por CartaCapital



