Educação

Governo Lula fará homenagem póstuma a Cancellier, ex-reitor da UFSC

Luiz Carlos Cancellier se suicidou dias depois de afastamento no auge do lavajatismo

Governo Lula fará homenagem póstuma a Cancellier, ex-reitor da UFSC
Governo Lula fará homenagem póstuma a Cancellier, ex-reitor da UFSC
Luiz Carlos Cancellier, reitor da UFSC em 2017.
Apoie Siga-nos no

O governo Lula (PT) prestará na próxima sexta-feira 14 uma homenagem póstuma ao ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina Luiz Carlos Cancellier, com a entrega da medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo.

A cerimônia ocorrerá no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A medalha se destina a pessoas que se distinguiram por serviços excepcionais prestados à educação.

Em 14 de setembro de 2017, no auge do lavajatismo, Cancellier foi preso com outros seis professores em uma operação da Polícia Federal chamada Ouvidos Moucos. Foi solto no dia seguinte, mas proibido de frequentar a universidade.

Cau, como era conhecido, voltou à UFSC 19 dias depois em um caixão, após se suicidar. No bolso, um bilhete: “A minha morte foi decretada quando fui banido da universidade!!!”.

A investigação não demonstrou qualquer participação do reitor no desvio de recursos.

Em entrevista a CartaCapital em 2022, o jornalista Paulo Markun, autor do livro Recurso Final: A Investigação da Polícia Federal que levou ao suicídio de um reitor em Santa Catarina, afirmou ter decidido escrever a obra para tentar entender como a PF alegou que havia em ação uma quadrilha que teria roubado 80 milhões de reais.

Markun ressaltou que o acórdão mais recente do Tribunal de Contas da União menciona possíveis irregularidades sobre uma fração de 3% dos 80 milhões. Desse montante muito inferior ao valor inicialmente difundido, só 8% teriam sido pagos na gestão de Cancellier — sem jamais se demonstrar qualquer envolvimento dele.

“Foi uma leviandade imensa propagada por nós, jornalistas. Nós é que fizemos isso, comprando sem colocar em dúvida a versão que tinha sido apresentada”, lamentou o autor do livro, lançado pelo selo Objetiva da Companhia das Letras.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo