CartaExpressa

A maior preocupação da PF com o parecer de Derrite no PL Antifacção

O deputado deve apresentar um novo relatório sobre a matéria

A maior preocupação da PF com o parecer de Derrite no PL Antifacção
A maior preocupação da PF com o parecer de Derrite no PL Antifacção
O ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite. Foto: Pablo Jacob/Secom/GESP
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal afirmou nesta segunda-feira 10 acompanhar com preocupação as alterações promovidas pelo deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) na proposta conhecida como PL Antifacção, apresentada originalmente pelo governo Lula (PT).

Derrite, licenciado do cargo de secretário de Segurança Pública do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo, deve apresentar um novo parecer até esta terça-feira 11.

O principal incômodo na PF é com o trecho segundo o qual a corporação só poderia investigar organizações criminosas, milícias e paramilitares enquadradas como terroristas se houvesse pedido de um governador.

Haveria, segundo a PF, “um risco real de enfraquecimento no combate ao crime organizado”.

“Essa alteração, somada à supressão de competências da Polícia Federal, compromete o alcance e os resultados das investigações, representando um verdadeiro retrocesso no enfrentamento aos crimes praticados por organizações criminosas, como corrupção, tráfico de drogas, desvios de recursos públicos, tráfico de pessoas, entre outros.”

Em entrevistaCartaCapital, o secretário Nacional de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, afirmou se tratar de um dispositivo gravíssimo. “O resultado seria um tumulto gigantesco. Isso é um presente gigantesco para qualquer líder de facção criminosa.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo