Justiça

Moraes convoca Gonet e Motta para reunião sobre combate ao crime organizado

O encontro também também contará com a presença de procuradores estaduais

Moraes convoca Gonet e Motta para reunião sobre combate ao crime organizado
Moraes convoca Gonet e Motta para reunião sobre combate ao crime organizado
Brasília (DF) 09/09/2025 - O ministro relator Alexandre de Moraes durante sessão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que retoma o julgamento dos réus do Núcleo 1 da trama golpista Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, se reunirá nesta segunda-feira 10 com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e com procuradores estaduais de Justiça para tratar sobre o combate ao crime organizado.

O encontro ocorrerá a partir das 16h, na sala de sessões da Primeira Turma, no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 635, conhecida como ADPF das Favelas. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), participará da agenda, mas chegará apenas às 17h, quando começará a conversa sobre o chamado PL Antifacção.

Moraes é o relator da ADPF das Favelas, voltada à redução da letalidade policial no Rio de Janeiro. Em decisão publicada na manhã desta segunda-feira, o ministro determinou que o governo fluminense preserve todas as imagens das câmeras corporais dos policiais civis e militares e envie em até 48 horas as cópias de todos os laudos necroscópicos realizados.

A gestão de Cláudio Castro (PL) também deverá encaminhar o relatório de inteligência que indicou a presença de réus que seriam alvo de mandados de prisão na Operação Contenção, realizada em 28 de outubro.

O ministro fixou o mesmo prazo para que o Ministério Público, a Defensoria Pública e a presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro forneçam informações complementares ao Supremo, como laudos e relatórios técnicos realizados no dia da operação, que matou 121 pessoas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo