CartaExpressa
Mauro Vieira vai se reunir com Marco Rubio em Washington nesta semana
Encontro foi definido após conversa de Lula e Trump e deve tratar do fim das hostilidades dos EUA contra o Brasil


O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, deve se reunir na próxima sexta-feira 17, em Washington, com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. A reunião foi acertada após a ligação entre os presidentes Lula (PT) e Donald Trump, no início da semana passada.
Vieira deve viajar direto de Roma para Washington, onde participou nesta segunda-feira 13 da comitiva de Lula na Itália e no Vaticano. Parte da equipe diplomática do Itamaraty já se deslocou para os Estados Unidos para preparar o encontro. A informação foi antecipada pelo jornal O Estado de S.Paulo e confirmada por CartaCapital.
A pauta principal deve incluir o fim do tarifaço sobre produtos brasileiros e o fim das sanções aplicadas a autoridades do País com base na Lei Magnitsky.
O convite para a reunião partiu de Rubio, após determinação de Trump, que o nomeou interlocutor oficial com o Brasil.
A reunião em Washington é vista como preparatória para um possível encontro entre Lula e Trump, previsto para ocorrer em 26 ou 27 de outubro, durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia. A expectativa é que as conversas desta semana sirvam para reabrir canais políticos e comerciais entre Brasília e Washington após um período de tensão nas relações bilaterais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘O Brasil não tem problema com Israel, o problema é com Netanyahu’, diz Lula na Itália
Por Vinícius Nunes
Quem é (e o que pensa) Marco Rubio, escalado por Trump para negociar com Lula e o Brasil
Por Vinícius Nunes