Justiça

O novo apelo de Bolsonaro a Moraes para deixar a prisão domiciliar

Advogados argumentam que cautelares perderam a razão, já que o ex-presidente não foi incluído em acusação da PGR sobre coação 

O novo apelo de Bolsonaro a Moraes para deixar a prisão domiciliar
O novo apelo de Bolsonaro a Moraes para deixar a prisão domiciliar
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após sair do hospital DF Star, em Brasília. Foto: Pablo Porciuncula/AFP
Apoie Siga-nos no

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolou na terça-feira 23 no Supremo Tribunal Federal um pedido de revogação das medidas cautelares impostas no inquérito que apura tentativa de coação em processo judicial. Entre as restrições estão a prisão domiciliar, em vigor desde 4 de agosto, o uso de tornozeleira eletrônica, limitações de contato com autoridades estrangeiras e proibição de acesso às redes sociais.

Segundo o advogado Paulo Cunha Bueno, a solicitação se baseia no fato de que Bolsonaro não foi incluído na denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República na segunda-feira 22. A acusação mirou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o blogueiro Paulo Figueiredo, que pressionam o governo dos Estados Unidos a adotar sanções contra ministros do STF e outras autoridades brasileiras.

Na avaliação da defesa, a exclusão de Bolsonaro da denúncia esvazia a necessidade de manutenção das cautelares. “Sem ação penal oferecida, as cautelares tornar-se-ão um fim em si mesmas”, escreveu o advogado em publicação nas redes sociais.

As medidas cautelares contra o ex-presidente foram impostas em julho e endurecidas após descumprimentos identificados pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. A prisão domiciliar foi decretada diante do risco de novas interferências no processo.

Paralelamente, Bolsonaro já foi condenado a 27 anos e três meses de prisão pela Primeira Turma do STF, por liderar a tentativa de golpe de Estado. A execução da pena, contudo, depende do esgotamento dos recursos da defesa.

 O pedido de revogação das cautelares será analisado inicialmente por Moraes. Ainda não há prazo para decisão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo