Receitas
7 receitas incríveis para o Dia do Sorvete
Em 23 de setembro é celebrado o Dia do Sorvete, um dos doces favoritos entre os brasileiros, especialmente nos dias de calor. E, para comemorar a data, nada melhor que saborear essa sobremesa fácil de fazer e que leva poucos ingredientes. Por isso, selecionamos 7 […]


Em 23 de setembro é celebrado o Dia do Sorvete, um dos doces favoritos entre os brasileiros, especialmente nos dias de calor. E, para comemorar a data, nada melhor que saborear essa sobremesa fácil de fazer e que leva poucos ingredientes. Por isso, selecionamos 7 receitas de sorvetes cremosos e deliciosos para você se refrescar. Confira!
Sorvete de abacate com leite condensado
Ingredientes
- Polpa de 2 abacates
- 790 g de leite condensado
- 250 g de creme de leite fresco
Modo de preparo
Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata até obter uma consistência homogênea. Transfira para um recipiente, tampe e leve ao congelador por 3 horas. Depois, retire do congelador, disponha novamente no liquidificador e bata até obter uma consistência cremosa. Coloque novamente no recipiente com tampa e leve ao congelador por mais 2 horas. Sirva em seguida.
Sorvete de leite em pó com goiabada
Ingredientes
- 250 g de creme de leite fresco gelado
- 395 g de leite condensado
- 3 colheres de sopa de leite em pó
- 1 goiabada cascão cortada em cubos
Modo de preparo
Em uma batedeira, coloque o creme de leite e bata até dobrar de volume. Adicione o leite condensado e o leite em pó e bata novamente para incorporar. Por último, coloque a goiabada e misture com uma espátula. Transfira o sorvete para um recipiente, tampe e leve ao congelador por 3 horas. Sirva em seguida.

Sorvete de banana com canela e nozes
Ingredientes
- 6 bananas descascadas e cortadas em rodelas
- 100 ml de leite
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- Nozes picadas a gosto
Modo de preparo
Em um liquidificador, coloque a banana, o leite, a canela e a essência de baunilha e bata até obter uma pasta homogênea. Transfira para um recipiente, adicione as nozes e misture. Tampe e leve ao congelador por 4 horas. Após, retire o sorvete do congelador, disponha em uma batedeira e bata até obter uma consistência cremosa. Disponha novamente no recipiente e leve ao congelador por mais 2 horas. Sirva em seguida.
Sorvete de chocolate branco com amora
Ingredientes
- 1 xícara de chá de amora
- 1 colher de sopa de açúcar
- 300 ml de leite
- 80 g de chocolate branco
- 250 g de creme de leite fresco
Modo de preparo
Em uma panela, coloque as amoras e o açúcar e leve ao fogo médio. Ferva por 5 minutos. Desligue o fogo e reserve. Em outra panela, coloque o leite e o chocolate branco e leve ao fogo baixo até derreter. Adicione o creme de leite e misture. Desligue o fogo, espere esfriar, transfira para um recipiente com tampa e leve ao congelador por 4 horas.
Após, retire o sorvete do congelador, disponha em uma batedeira e bata até obter uma consistência cremosa. Junte a calda de amora e bata novamente para incorporar. Coloque novamente no recipiente com tampa e leve ao congelador por mais 2 horas. Sirva em seguida.

Sorvete de maracujá com calda
Ingredientes
Sorvete
- 400 ml de leite integral
- 790 g de leite condensado
- 250 g de creme de leite fresco
- Polpa de 3 maracujás
Calda
- 1 xícara de chá de açúcar
- Polpa de 1 maracujá
- 1 xícara de chá de água
Modo de preparo
Sorvete
Em um liquidificador, coloque o leite integral, o leite condensado, o creme de leite e a polpa de maracujá e bata até obter uma consistência homogênea. Transfira para um recipiente com tampa e leve ao congelador por 3 horas. Após, retire do congelador, disponha em uma batedeira e bata até dobrar de volume. Disponha novamente no recipiente com tampa e leve ao congelador.
Calda
Em uma panela, coloque todos os ingredientes da calda e leve ao fogo médio para cozinhar até obter uma calda espessa e brilhante. Desligue o fogo, espere amornar e despeje sobre o sorvete. Leve ao congelador por mais 8 horas. Sirva em seguida.
Sorvete de milho-verde
Ingredientes
- 3 espigas de milho-verde
- 2 xícaras de chá de leite
- 1 xícara de chá de creme de leite fresco
- 395 g de leite condensado
- 1 pitada de sal
- Água
Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque o milho-verde, cubra com água e leve ao fogo médio. Cozinhe por 10 minutos após iniciar a pressão. Desligue o fogo, espere a pressão sair, escorra a água, espere esfriar e retire os grãos da espiga. Disponha em um liquidificador, adicione o leite, o creme de leite e o leite condensado e bata até obter uma consistência homogênea.
Após, peneire a mistura e transfira para um recipiente com tampa. Leve ao congelador por 2 horas. Depois, retire do congelador, coloque novamente no liquidificador e bata até ficar cremoso. Disponha no recipiente com tampa e leve ao congelador por mais 3 horas. Sirva em seguida.
Sorvete de biscoito
Ingredientes
- 500 ml de creme de leite fresco gelado
- 395 g de leite condensado
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 12 biscoitos recheados de chocolate quebrados
Modo de preparo
Em uma batedeira, coloque o creme de leite e bata até formar picos firmes, como um chantili. Acrescente o leite condensado e a essência de baunilha. Bata até obter um creme homogêneo. Transfira o sorvete para um recipiente com tampa e leve ao congelador por 4 horas. Após, retire do congelador, disponha novamente na batedeira e adicione os biscoitos. Bata até obter uma consistência cremosa. Coloque novamente no recipiente com tampa e leve ao congelador por mais 2 horas. Sirva em seguida.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.