Justiça

STF está a 1 voto de declarar competência exclusiva para autorizar buscas no Congresso

Prevalece no julgamento o voto do relator, Cristiano Zanin. A votação terminará na sexta-feira 26

STF está a 1 voto de declarar competência exclusiva para autorizar buscas no Congresso
STF está a 1 voto de declarar competência exclusiva para autorizar buscas no Congresso
O ministro Cristiano Zanin durante o julgamento da trama golpista. Foto: Victor Piemonte/STF
Apoie Siga-nos no

O Supremo Tribunal Federal chegou a cinco votos para reforçar sua competência exclusiva na autorização de busca e apreensão nas dependências do Congresso Nacional e em imóveis funcionais ocupados por parlamentares.

O julgamento, realizado no plenário virtual, começou nesta sexta-feira 19 e terminará na próxima sexta 26 — a menos que algum ministro peça vista.

Resta um voto para formar maioria. Até aqui, prevalece o entendimento do relator, Cristiano Zanin, para quem a competência por prerrogativa de função também contempla a fase de investigação — no caso, portanto, caberia ao STF supervisionar as apurações criminais de autoridades com foro especial.

Zanin votou por “fixar a competência exclusiva do Supremo Tribunal Federal para autorizar medidas cautelares probatórias a serem cumpridas nas dependências do Congresso Nacional e em imóveis funcionais ocupados por parlamentares”.

Acompanharam o relator os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Flávio Dino e Dias Toffoli. Até às 19h45 desta sexta, não havia voto divergente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo