Justiça
Leia o parecer de relator pela aprovação da PEC da Blindagem na Câmara
Os deputados analisam a proposta na noite desta terça-feira 16


O deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA) divulgou, na tarde desta terça-feira 16, a versão mais recente de seu parecer pela aprovação da chamada PEC da Blindagem, que dificulta a abertura de ações penais contra parlamentares.
A Câmara deve votar ainda na noite desta terça o mérito do texto. Serão necessários pelo menos 308 votos em dois turnos para a PEC avançar ao Senado.
Segundo a proposta, deputados e senadores não podem ser processados criminalmente pelo Supremo Tribunal Federal sem a prévia licença de suas respectivas Casas.
Essa licença teria de ser concedida em votação secreta da maioria absoluta dos integrantes da Câmara ou do Senado, em até 90 dias a partir do recebimento da ordem do STF.
No caso de flagrante de crime inafiançável, os autos teriam de ser remetidos em até 24 horas à respectiva Casa, para que, pelo voto secreto da maioria de seus integrantes, decidisse sobre a prisão.
Leia o parecer de Cajado:
CajadoApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.