Receitas
4 receitas práticas e deliciosas com aspargo
Delicado, versátil e cheio de sabor, o aspargo é um ingrediente que transforma qualquer prato em uma refeição sofisticada sem perder a praticidade. Além de ser fonte de fibras, vitaminas e minerais importantes, ele pode ser preparado de diversas formas — em risotos, cremes e […]


Delicado, versátil e cheio de sabor, o aspargo é um ingrediente que transforma qualquer prato em uma refeição sofisticada sem perder a praticidade. Além de ser fonte de fibras, vitaminas e minerais importantes, ele pode ser preparado de diversas formas — em risotos, cremes e até saladas.
Abaixo, confira 4 receitas práticas e deliciosas com aspargo que vão surpreender no sabor e na leveza!
Risoto de aspargo com cogumelo
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de arroz arbóreo
- 1 maço de aspargo cortado em pedaços de 3 a 4 cm
- 200 g de cogumelo shiitake fatiado
- 1 cebola descascada e picada
- 2 dentes de alho descascados e picados
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1/2 xícara de chá de vinho branco seco
- 1,5 l de caldo de legumes quente
- 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- Salsinha picada para finalizar
Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e refogue a cebola até ficar transparente. Acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto. Junte o arroz arbóreo e mexa para envolver os grãos na gordura, deixando-os levemente brilhantes. Adicione o vinho branco e mexa até evaporar. Aos poucos, vá adicionando conchas do caldo de legumes quente, mexendo sempre, até o arroz ficar quase al dente.
Enquanto isso, em uma frigideira, derreta 1 colher de sopa de manteiga e salteie o cogumelo até dourar. Acrescente o aspargo e refogue rapidamente. Desligue o fogo e reserve. Quando o arroz estiver no ponto certo, junte o cogumelo e o aspargo refogados. Misture e acrescente o restante da manteiga e o queijo parmesão. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e finalize com salsinha. Sirva em seguida.
Lasanha de aspargo
Ingredientes
- 1 maço de aspargo
- 500 g de massa para lasanha pré-cozida
- 300 g de queijo muçarela fatiado
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 l de leite
- Sal, pimenta-do-reino moída, noz-moscada em pó e azeite de oliva a gosto
- Água
Modo de preparo
Em água corrente, lave o aspargo e depois retire a parte dura do talo com uma faca. Disponha em uma panela, cubra com água e coloque sal. Cozinhe em fogo médio por 3 minutos. Desligue o fogo e escorra. Reserve. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio e adicione a farinha de trigo, mexendo até formar um creme claro. Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Cozinhe até engrossar e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.
Em um refratário, faça uma camada fina de molho branco, seguida de massa de lasanha, molho, queijo muçarela e aspargo. Repita as camadas até terminar os ingredientes. Finalize com molho branco e queijo muçarela. Polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno preaquecido a 180 °C para gratinar. Sirva em seguida.

Creme de aspargo
Ingredientes
- 400 g de aspargo
- 1 batata descascada e picada
- 1 cebola descascada e picada
- 2 dentes de alho descascados e picados
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 l de caldo de legumes quente
- 100 ml de creme de leite
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- Coentro picado para finalizar
- Torradinhas para acompanhar
- 1 fio de azeite de oliva para decorar
Modo de preparo
Em água corrente, lave os aspargos e depois retire a parte dura dos talos com uma faca. Corte-os em pedaços pequenos e reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola até ficar transparente. Adicione o alho e refogue rapidamente. Acrescente a batata e os talos de aspargo e refogue por 8 minutos.
Junte o caldo de legumes quente e cozinhe até que os legumes estejam macios. Desligue o fogo, aguarde amornar e disponha em um liquidificador. Bata até obter um creme liso. Volte à panela, acrescente o creme de leite e misture. Leve ao fogo médio para aquecer e tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e polvilhe com coentro. Sirva acompanhado com torradinhas e decorado com azeite de oliva.
Salada de aspargo com batata e ovo
Ingredientes
Salada
- 1 maço de aspargo
- 4 ovos cozidos e cortados ao meio
- 3 batatas descascadas e cortadas em cubos
- 1/2 xícara de chá de ervilha
- 1 rabanete fatiado
- 1/2 cebola-roxa descascada e fatiada
- Ramos de dill fresco para finalizar
- Sal a gosto
- Água
- Pedras de gelo
Molho
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 colher de chá de mostarda dijon
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo
Salada
Em água corrente, lave os aspargos e depois retire a parte mais dura do talo com uma faca. Disponha em uma panela, cubra com água e coloque sal. Cozinhe em fogo médio por 3 minutos. Após, mergulhe-os em água com gelo para manter a cor viva. Reserve. Em uma panela, coloque as batatas e cubra com água. Cozinhe em fogo médio até ficarem macias. Desligue o fogo e escorra. Reserve.
Molho e montagem
Em um recipiente, misture o azeite de oliva, o suco de limão, a mostarda dijon, o sal e a pimenta-do-reino. Após, em um prato grande, distribua as batatas, os aspargos, a ervilha, o rabanete e a cebola-roxa. Coloque os ovos por cima, regue com o molho e finalize com dill. Sirva em seguida.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.