Justiça

Quem são os deputados que foram ao STF acompanhar de perto o 1º dia de julgamento de Bolsonaro

Apenas quatro parlamentares foram à sala onde os ministros da 1ª turma do Supremo tratam do caso; todos de esquerda

Quem são os deputados que foram ao STF acompanhar de perto o 1º dia de julgamento de Bolsonaro
Quem são os deputados que foram ao STF acompanhar de perto o 1º dia de julgamento de Bolsonaro
O julgamento da tentativa de golpe de Estado cabe à 1ª Turma do STF – Foto: Antonio Augusto/STF
Apoie Siga-nos no

A primeira sessão de julgamento de Jair Bolsonaro e dos sete outros integrantes do chamado ‘núcleo 1’ da trama golpista no Supremo Tribunal Federal está sendo acompanhado de perto por quatro deputadas e deputados federais. Todos são filiados a partidos de esquerda.

A lista tem Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Henrique Vieira (PSOL-RJ), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Fernanda Melchionna (PSOL-RJ).

Outras três cadeiras tinham sido reservadas para parlamentares, mas estavam desocupadas. Não havia, portanto, representantes do bolsonarismo no primeiro capítulo do julgamento do ex-presidente.

Entre os oito réus, apenas um deles compareceu: é Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que foi comandante do Exército e ministro da Defesa. Bolsonaro, que está em prisão domiciliar, não solicitou autorização para se deslocar ao prédio do Supremo.

Paulo Sérgio Nogueira, na primeira sessão de julgamento da tentativa de golpe no Supremo Tribunal Federal, em 2 de setembro de 2025 – Foto: Antonio Augusto/STF

A primeira sessão acontece na manhã desta terça-feira 2. A segunda está marcada para as 14h do mesmo dia. O julgamento prossegue com mais uma sessão na quarta-feira 3.

CartaCapital transmite o julgamento. Assista ao vivo:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo