Justiça
Leia os votos do julgamento que condenou Zambelli à prisão por perseguição armada
Prevaleceu no STF o entendimento do relator, Gilmar Mendes. Apenas Kassio Nunes Marques e André Mendonça divergiram


O Supremo Tribunal Federal condenou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a cinco anos e três meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.
O placar foi de 9 votos a 2 pela condenação a essa pena, em julgamento realizado no plenário virtual e concluído nesta sexta-feira 22.
Votaram por condenar Zambelli os ministros Gilmar Mendes (relator), Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Edson Fachin.
Além de Gilmar, publicaram votos próprios Cármen e Dino, enquanto os demais apenas acompanharam o relator.
Divergiram Kassio Nunes Marques, que defendeu a absolvição da bolsonarista, e André Mendonça, que votou por condená-la apenas por constrangimento ilegal, com pena de oito meses em regime aberto.
Leia os votos proferidos pelos ministros:
Pela condenação de Zambelli:
Gilmar Mendes:
GilmarCármen Lúcia:
CarmenFlávio Dino:
DinoVotos favoráveis a Zambelli:
Kassio Nunes Marques:
KassioAndré Mendonça:
AndreApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

9 a 2: STF condena Carla Zambelli à prisão por perseguição armada
Por Vinícius Nunes
Justiça da Itália mantém a prisão de Carla Zambelli
Por Vinícius Nunes
Zambelli faz greve de fome e bateu a cabeça antes de audiência, diz defesa
Por Wendal Carmo