Justiça
Bolsonarista Zé Trovão ameaça ‘acabar com a vida’ de Moraes e recua 5 minutos depois; assista ao vídeo
O deputado do PL deu a declaração em tom ameaçador enquanto fazia a defesa de Silas Malafaia no plenário da Câmara


O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) ameaçou “acabar com a vida” do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, em discurso proferido no plenário da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira 20. A declaração, em tom ameaçador, ocorreu enquanto ele fazia uma defesa do pastor Silas Malafaia, alvo de operação da Polícia Federal naquela mesma noite.
“Continuem perseguindo as pessoas. Estão no caminho certo para que, daqui a pouco tempo, este país seja uma desgraça definitiva. Alexandre de Moraes, presta atenção: o seu dia, o seu fim está próximo e nós vamos acabar com a sua vida”, ameaçou Zé Trovão.
O ministro alvo das ameaças havia determinado, horas antes, um mandado de busca e apreensão pessoal contra o pastor, cumprido no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A decisão também proibiu o líder religioso de deixar o país, sob suspeita de atuação conjunta com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em crimes de coação no curso do processo e obstrução de investigações.
Recuo após 5 minutos
Apenas 5 minutos depois da ameaça, já sob forte repercussão no plenário, o deputado voltou ao microfone para recuar. Ele alegou que suas palavras foram mal colocadas e tentou reformular o ataque. “Eu disse ‘destruir a sua vida’ e isso não é verdade de maneira nenhuma. Nós não estamos aqui para destruir vidas, e sim as ações erradas que ele tem tomado. Nós iremos acabar com a injustiça que ele comete”, declarou.
Assista:
O episódio ocorreu no mesmo dia em que a Polícia Federal indiciou Jair Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no mesmo inquérito que investiga Malafaia. Segundo decisão de Moraes, há indícios de que ambos articularam pressões contra o Supremo no Brasil e nos Estados Unidos como parte de uma estratégia de defesa diante do processo que apura a tentativa de golpe de Estado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Silas Malafaia é alvo de operação da PF e é proibido de deixar o Brasil
Por Wendal Carmo
PF indicia Jair e Eduardo Bolsonaro no inquérito sobre trama nos EUA
Por CartaCapital