Justiça

Influenciador Hytalo Santos é preso em operação contra exploração sexual infantil

Investigações apontam tráfico humano, exposição de menores e possível esquema de emancipação irregular. O marido do influenciador também foi preso

Influenciador Hytalo Santos é preso em operação contra exploração sexual infantil
Influenciador Hytalo Santos é preso em operação contra exploração sexual infantil
Hytalo Santos e Israel Nata Vicente foram presos nesta sexta-feira 15 em São Paulo. Foto: Divulgação DEIC-SP
Apoie Siga-nos no

O influenciador digital Hytalo Santos foi preso nesta sexta-feira 15, em São Paulo, durante uma ação conjunta do Ministério Público da Paraíba, Ministério Público do Trabalho e forças policiais de dois estados. A operação também cumpriu mandados contra Israel Nata Vicente, marido do influenciador.

As investigações, que correm sob sigilo, apuram suspeitas de tráfico humano e exploração sexual infantil, com foco na exposição de crianças e adolescentes em conteúdos para redes sociais. Há indícios de que parte dos jovens tenha sido emancipada de forma irregular, em troca de presentes, para participar de produções digitais.

O caso ganhou maior visibilidade após o youtuber Felca publicar um vídeo denunciando a “adultização” de menores em conteúdos de influenciadores, citando Hytalo. Outros perfis que seguem o mesmo padrão de conteúdo foram mencionados.

Segundo o MPPB, as apurações começaram em 2024 e foram conduzidas por promotorias de Bayeux e João Pessoa. A promotoria de Bayeux investiga relatos de festas com adolescentes, consumo de álcool e nudez em um condomínio de luxo. Já a de João Pessoa apura o suposto esquema de emancipação. O MPT, por sua vez, analisou mais de 50 vídeos e colheu depoimentos de pessoas ligadas à produção.

Entre as medidas já impostas pela Justiça estão o bloqueio das redes sociais do influenciador, a desmonetização de seus conteúdos, a proibição de contato com as vítimas e a apreensão de aparelhos eletrônicos. Também foi solicitado o bloqueio de uma empresa ligada a sorteios e rifas que teria usado imagens de menores para divulgação.

O MPPB reforçou que o caso exige ‘tratamento sem sensacionalismo e com máxima proteção às vítimas’, destacando que ‘o tráfico humano interno também representa uma grave violação de direitos e demanda ação coordenada das autoridades’.

Quem é Hytalo Santos

Hytalo Santos tem 28 anos e é natural de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. Ele ganhou notoriedade nas redes sociais produzindo conteúdos com menores de idade, especialmente no TikTok e Instagram, onde acumulava milhões de seguidores antes do bloqueio de suas contas. Recentemente foi alvo de críticas por “adultizar” crianças e adolescentes. O influenciador, além da gravação da rotina ao lado dos menores, também gerenciava perfis de sorteios e rifas com grande público.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo