Justiça

Em evento internacional, Barroso ironiza slogan de Trump

O presidente do STF não citou diretamente o político republicano, mas disse, em inglês, que ‘devemos tornar a mentira errada novamente’

Em evento internacional, Barroso ironiza slogan de Trump
Em evento internacional, Barroso ironiza slogan de Trump
Barroso, presidente do STF, em um evento internacional sobre direito, realizado em Brasília. Foto: Wallace Martins / STF
Apoie Siga-nos no

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luis Roberto Barroso, ironizou, nesta segunda-feira 28, o slogan da gestão de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

Discursando em um evento internacional de direito, realizado em Brasília, Barroso disse, em inglês, que “devemos tornar a mentira errada novamente”.

O ministro não citou nominalmente o político republicano. A frase, porém, faz uma alusão direta ao lema trumpista, conhecido como MAGA, sigla para se referir ao ‘Make America Great Again’, algo como ‘Faça a América Grande Novamente’ em tradução livre.

Ainda no evento, Barroso disse que a mentira não pode ser usada como “estratégia política” no Brasil, sob o risco de colocar a democracia do País em risco. Ele defendeu, neste contexto, a regulação das redes sociais.

O Supremo, convém lembrar, já se debruçou sobre a regulação e decidiu que as plataformas podem ser responsabilizadas por publicações criminosas de usuários. A decisão, segundo Barroso, é “muito moderada” na comparação com aquelas adotadas em outras partes do mundo, como a União Europeia.

Vistos suspensos

As declarações de Barroso ocorrem poucos dias após a gestão Trump impor sanções a ministros do STF. Oito membros da Corte brasileira, entre eles Barroso, tiveram vistos para os EUA suspensos por ordem do político republicano.

A medida teve como alvo principal Alexandre de Moraes, relator dos casos contra Jair Bolsonaro (PL). No Brasil, a sanção é tratada como uma articulação da extrema-direita contra a soberania nacional e se tornou objeto de um inquérito. Bolsonaro e seu filho Eduardo são os principais investigados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo