Política
Câmara aprova flexibilização do licenciamento ambiental
O texto foi o último a ser votado antes do recesso parlamentar e agora segue para sanção do presidente Lula (PT)


A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quinta-feira 17, o texto-base do projeto de lei que flexibiliza as regras do licenciamento ambiental. O texto, aprovado por 267 votos favoráveis e 116 contrários, foi o último a ser votado antes do recesso parlamentar e agora segue para sanção do presidente Lula (PT).
O texto aprovado do relator, o deputado federal Zé Vitor (PL-MG), manteve em seu relatório o mecanismo criado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que facilita a exploração de petróleo na margem equatorial.
Conforme a nova regra, o empreendedor é autorizado a começar a atividade sem a realização de estudos por parte de técnicos de órgãos ambientais. Basta se comprometer a respeitar exigências de preservação estabelecidas por uma lei.
O mecanismo é criticado pelo Ministério do Meio Ambiente. Marina Silva, titular da pasta, chegou a chamar a flexibilização de “golpe de morte” no licenciamento ambiental no País.
“A gente não pode retroceder nem um centímetro nas agendas em que o Brasil já avançou, inclusive no licenciamento ambiental, que agora sofreu um golpe de morte”, disse quando o texto foi aprovado no Senado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Licenciamento ambiental: Relator mantém simplificação para empreendimentos ‘estratégicos’
Por CartaCapital
Marina Silva alerta para ‘golpe mortal’ em normas sobre licenciamento
Por Agência Brasil