Política

Governo Lula instala comitê com empresários contra tarifa de Trump na próxima semana

A expectativa é que o presidente publique na segunda-feira o decreto que regulamenta a Lei de Reciprocidade

Governo Lula instala comitê com empresários contra tarifa de Trump na próxima semana
Governo Lula instala comitê com empresários contra tarifa de Trump na próxima semana
Os presidentes Lula e Donald Trump. Fotos: Christophe Petit Tensson e Andrew Harnik/AFP
Apoie Siga-nos no

O governo Lula (PT) deve instalar na próxima semana o comitê com integrantes do Planalto e lideranças empresariais para discutir as possíveis reações ao tarifaço anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump. O vice presidente Geraldo Alckmin (PSB) deve liderar o grupo.

A lista de empresários que vão participar das reuniões ainda não foi divulgada, mas a ideia é reunir representantes de todos os setores mais impactados. Além disso, Rui Costa, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, Fernando Haddad, da Fazenda, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores devem participar.

A expectativa é que já na segunda-feira 14 Lula publique o decreto que regulamenta a Lei de Reciprocidade. O mecanismo, aprovado pelo Congresso em abril, permite ao governo federal reagir a países ou blocos econômicos que criarem medidas de restrição às exportações brasileiras.

A lei já foi citada por Lula ainda na quarta-feira 9, em resposta às decisões de Trump. “Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da lei brasileira de reciprocidade econômica”, disse o presidente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo