Justiça
Moraes marca depoimentos de testemunhas do núcleo 3 da trama golpista; veja as datas
Os réus deste núcleo são acusados de elaborar carta golpista e planejar o assassinato de autoridades


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, agendou para 21, 22 e 23 de julho as oitivas das testemunhas de defesa dos réus do núcleo 3 da ação penal que apura a trama golpista. As sessões ocorrerão por videoconferência, enquanto os interrogatórios dos réus serão presenciais, na Primeira Turma do STF.
As testemunhas foram relacionadas após a apresentação das defesas dos acusados, que negam envolvimento nas articulações golpistas e pedem absolvição. A Procuradoria-Geral da República acusa o grupo de integrar uma organização criminosa que teria elaborado uma carta de teor golpista endereçada aos comandantes das Forças Armadas e planejado a morte de autoridades, incluindo o próprio Moraes, o presidente Lula (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB).
Quem são os réus
- Bernardo Romão Correa Netto;
- Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira;
- Fabrício Moreira de Bastos;
- Hélio Ferreira Lima;
- Márcio Nunes de Resende Júnior;
- Rafael Martins de Oliveira;
- Rodrigo Bezerra de Azevedo;
- Ronald Ferreira de Araújo Júnior;
- Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros;
- Wladimir Matos Soares.
Oitivas agendadas
21 de julho às 9h: testemunhas de Bernardo Romão Correa Netto
- Fernando José Sant’Ana Soares e Silva;
- Nilton Diniz Rodrigues;
- Cleverson Ney Magalhães;
- Carlos Alberto Klinguelfus Mendes.
21 de julho às 14h: testemunhas de Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira
- Marco Antônio Freire Gomes (ex-Comandante do Exército);
- Júlio Cesar de Arruda;
- Marco Edson Gonçalves Dias (ex-GSI);
- Senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS);
- Sérgio Negraes;
- André Luís Novaes Miranda;
- Gustavo Henrique Dutra de Menezes;
- Carlos Alberto Rodrigues Pimentel.
22 de julho às 9h: testemunhas de Rodrigo Bezerra de Azevedo
- Ledson Schwalb;
- Bruno Hammel Sobreira;
- Réu: Ronald Ferreira de Araújo Júnior;
- Carlos Giovani Delevati Pasini;
- Alexandre Castilho Bittencourt da Silva;
- Anderson Lima de Moura.
23 de julho às 9h: testemunhas de Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros
- Arthur Palmeira Leite;
- Raimundo de Araújo Moura Júnior.
23 de julho às 9h: testemunhas de Wladimir Matos Soares
- Alexandre Matias;
- Sérgio Rocha Cordeiro;
- Paulo Fernando Bezerra;
- Maurício Teles Barbosa;
- Leonardo Monteiro;
- Rodrigo Morais Fernandes;
- Elias Milhomens de Araújo.
A PGR desistiu das testemunhas de acusação, limitando a audiência à versão das defesas. Já Moraes determinou que testemunhas meramente abonatórias (que apenas atestam a boa conduta dos réus) sejam substituídas por declarações escritas.
O ministro também rejeitou todas as tentativas das defesas de travar a ação, como alegação de inépcia da denúncia, impedimento ou suspeição do relator, suposta incompetência do STF e questionamentos sobre a colaboração premiada de Mauro Cid.
Para Moraes, há prova da materialidade e indícios suficientes de autoria para dar seguimento à instrução.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

STF já condenou 643 pessoas pelo 8 de Janeiro; penas vão até 17 anos de prisão
Por CartaCapital
Após renúncia de Sebastião Coelho, novo advogado assume a defesa de Filipe Martins na trama golpista
Por CartaCapital