Justiça
Gilmar Mendes convoca audiência pública para debater pejotização
Em abril deste ano, o ministro suspendeu todas as ações sobre o tema que estão em tramitação no País
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, convocou uma audiência pública para debater a pejotização nas relações de trabalho. A audiência está prevista para o dia 10 de setembro.
Mendes é o relator do processo que trata da pejotização no Supremo, que é quando empresas contratam prestadores de serviço como pessoa jurídica para fugir do vínculo trabalhista.
Em abril deste ano, o ministro suspendeu todas as ações sobre o tema que estão em tramitação no País.
Ao determinar a realização da audiência pública, Gilmar Mendes disse que os debates vão ajudar no exame da questão e definir balizas para contratação de autônomos e pessoas jurídicas.
“É inegável que, no cenário atual, a contratação de prestadores de serviço, tanto na condição de autônomos quanto por intermédio de pessoas jurídicas, tornou-se prática recorrente entre empresas de todos os portes e seguimentos”, comentou ministro.
Além de especialistas no assunto, os debates contarão com representantes da Câmara dos Deputados, Senado Federal, ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência, além do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
(Com informações da Agência Brasil).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Associação de procuradores do Trabalho critica decisão de Gilmar sobre ‘pejotização’
Por CartaCapital
‘Pejotização’: O que muda (e o que deve mudar) com a suspensão dos processos por Gilmar Mendes
Por CartaCapital



