Bem-Estar
4 dicas para tratar a caspa sem agredir os cabelos
No inverno, aumenta a quantidade de pessoas que relatam coceira, irritação e aquela descamação visível no couro cabeludo. A caspa tende a se agravar nesta época do ano devido ao frio, ao clima seco e ao hábito de tomar banhos mais quentes. Tudo isso favorece […]
No inverno, aumenta a quantidade de pessoas que relatam coceira, irritação e aquela descamação visível no couro cabeludo. A caspa tende a se agravar nesta época do ano devido ao frio, ao clima seco e ao hábito de tomar banhos mais quentes. Tudo isso favorece o ressecamento do couro cabeludo e desequilibra a microbiota da pele, abrindo espaço para a proliferação do fungo Malassezia, um dos principais causadores do problema.
Relação da caspa com a queda de cabelo
Além do desconforto estético, a caspa pode evoluir para algo mais sério. “No frio, o couro cabeludo tende a perder hidratação natural, o que o torna mais suscetível à irritação. Quando há coceira intensa e inflamação, é possível até notar queda de cabelo em alguns casos”, explica a Dra. Thaigra Reis, médica da clínica capilar Novofio Perdizes.
A especialista reforça que, embora a caspa não cause queda de cabelo diretamente, o cenário inflamatório prolongado pode enfraquecer os folículos e acelerar a perda dos fios. “Muitas vezes, o paciente associa a queda a outros fatores e não imagina que o couro cabeludo inflamado pode ser o vilão”, completa.

Tratando a caspa
A seguir, a Dra. Thaigra Reis elenca 4 dicas para tratar a caspa sem comprometer a saúde dos cabelos e sem ressecar ainda mais o couro cabeludo. Confira!
1. Escolha os produtos certos
Segundo a médica, a escolha dos produtos certos faz toda a diferença no processo para controlar a caspa. “Prefira shampoos anticaspa com ativos como cetoconazol ou piritionato de zinco, mas intercale com fórmulas mais suaves e hidratantes, principalmente no inverno”, orienta.
2. Evite água muito quente
A água quente remove a oleosidade natural e piora o ressecamento. A temperatura morna é a ideal.
3. Não coce
Esfregar a região inflamada pode agravar a situação e causar pequenas lesões.
4. Mantenha o ambiente úmido
Usar umidificadores de ar em casa ajuda a manter a hidratação natural da pele — inclusive do couro cabeludo.
Por Ruhama Rocha
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



