Justiça

O novo grupo de trabalho no TSE contra desinformação eleitoral

O colegiado terá nove integrantes, entre juízes, procuradores e acadêmicos

O novo grupo de trabalho no TSE contra desinformação eleitoral
O novo grupo de trabalho no TSE contra desinformação eleitoral
A presidente do TSE, Cármen Lúcia, em 19 de dezembro de 2024. Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

O Tribunal Superior Eleitoral instituiu um grupo de trabalho voltado a aperfeiçoar o sistema de combate à desinformação eleitoral. A medida consta do Diário da Justiça Eletrônico desta segunda-feira 30.

O colegiado terá nove integrantes, entre juízes, procuradores e acadêmicos. Eles terão a atribuição de propor diagnósticos, pesquisas, programas, projetos e campanhas.

O grupo poderá também formar subgrupos para aprofundar temas. Os resultados constarão de relatórios a serem entregues à presidência do TSE, que compartilhará o material com o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia — quando julgar necessário.

Se desejarem, os integrantes do grupo de trabalho ainda poderão convidar colaboradores externos a participar de reuniões e projetos.

Em fevereiro, no início do ano do Judiciário, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, afirmou ser necessário garantir as liberdades “com informação correta”, a fim de evitar “exposição manipulada de ódios e violências”.

Atual vice-presidente, Kassio Nunes Marques presidirá o TSE nas eleições de 2026, uma vez que o mandato de Cármen no comando da Corte expira em agosto do ano que vem.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo