Justiça

Moraes dá 48 horas para Marinha prestar esclarecimentos em ação que apura a trama golpista

A Força deve detalhar o planejamento da operação Formosa, que motivou o desfile de blindados em Brasília

Moraes dá 48 horas para Marinha prestar esclarecimentos em ação que apura a trama golpista
Moraes dá 48 horas para Marinha prestar esclarecimentos em ação que apura a trama golpista
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Ton Molina/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a Marinha preste, em até 48 horas, esclarecimentos sobre a operação Formosa, realizada em 2021, no âmbito da ação penal que apura a trama golpista. A decisão foi tomada nesta terça-feira 17.

A operação foi mencionada durante o interrogatório do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, ao tratar do desfile de blindados em Brasília.

Segundo o militar, o desfile fazia parte do planejamento da operação Formosa e serviria para entregar um convite ao então presidente Jair Bolsonaro (PL). A ideia, disse, era que os veículos também ficassem em exibição para visitação pública após o desfile como uma forma de “prestar contras à sociedade” sobre os gastos com a operação.

Politicamente, porém, o episódio na ocasião foi tratado como uma forma de Bolsonaro demonstrar força em um confronto político com o Congresso Nacional, que naquela ocasião analisava a proposta do voto impresso.

Almir Garnier depõe ao STF sobre a sua participação na trama golpista. O militar é um dos réus do chamado núcleo crucial do golpe. Foto: EVARISTO SA / AFP

Garnier, no entanto, negou a leitura política do caso e alegou se tratar apenas de uma inevitável coincidência de datas. Segundo a versão do almirante, foi a Câmara que marcou a votação no dia programado para o desfile, que não poderia ser adiado por conta da grande logística envolvendo o deslocamento dos veículos – levados do Rio de Janeiro a Brasília.

É justamente esse planejamento que Moraes determinou que seja apresentado pelo almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual chefe da Marinha. Olsen terá de informar ao STF especificamente a data em que foi expedida a ordem de deslocamento dos blindados.

A ideia é cruzar todas informações para verificar a versão apresentada por Garnier no interrogatório. O pedido partiu da própria defesa do militar e foi considerado ‘pertinente’ pelo ministro relator do caso.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo