Justiça
Justiça condena Meta a pagar indenização por vazamentos de dados em 2018 e 2019
A dona do Facebook, Instagram e WhatsApp pode ter que pagar 40 milhões de reais em danos morais coletivos e 10 mil reais para cada usuário afetado. Ainda cabe recurso
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) contou a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, a pagar 40 milhões de reais em danos morais coletivos e 10 mil reais para cada usuário afetado por vazamentos de dados que aconteceram em 2018 e 2019. A empresa ainda pode recorrer.
O valor de 40 milhões de reais é destinado ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Minas Gerais. A decisão de segunda instância confirma o que já havia sido determinado na primeira instância.
Conforme a decisão que analisou duas ações civis públicas do Instituto Defesa Coletiva, o usuário não precisará mais comprovar que foi prejudicado e a empresa terá que identificar os usuários afetados para indenizá-los. Em nota, a Meta disse que está avaliando as opções legais e que discorda a decisão.
Os vazamentos que se motivaram a ação aconteceram em setembro e dezembro 2018, quando hackers conseguiram burlar a segurança do Facebook. Os invasores tiveram acesso ao nome, telefone, e-mail, gênero, localidade, idioma, status de relacionamento, religião, cidade natal e data de nascimento. Em abril de 2019, senhas de 22 mil foram expostas.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


