Justiça
Justiça condena Meta a pagar indenização por vazamentos de dados em 2018 e 2019
A dona do Facebook, Instagram e WhatsApp pode ter que pagar 40 milhões de reais em danos morais coletivos e 10 mil reais para cada usuário afetado. Ainda cabe recurso


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) contou a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, a pagar 40 milhões de reais em danos morais coletivos e 10 mil reais para cada usuário afetado por vazamentos de dados que aconteceram em 2018 e 2019. A empresa ainda pode recorrer.
O valor de 40 milhões de reais é destinado ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Minas Gerais. A decisão de segunda instância confirma o que já havia sido determinado na primeira instância.
Conforme a decisão que analisou duas ações civis públicas do Instituto Defesa Coletiva, o usuário não precisará mais comprovar que foi prejudicado e a empresa terá que identificar os usuários afetados para indenizá-los. Em nota, a Meta disse que está avaliando as opções legais e que discorda a decisão.
Os vazamentos que se motivaram a ação aconteceram em setembro e dezembro 2018, quando hackers conseguiram burlar a segurança do Facebook. Os invasores tiveram acesso ao nome, telefone, e-mail, gênero, localidade, idioma, status de relacionamento, religião, cidade natal e data de nascimento. Em abril de 2019, senhas de 22 mil foram expostas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.