Justiça
Justiça manda Ricardo Nunes preservar imagens de operações na Cracolândia
A decisão atende a uma ação da Defensoria Pública do Estado, em parceria com o Ministério Público


A Justiça de São Paulo determinou que a prefeitura da capital, chefiada por Ricardo Nunes (MDB), preserve as imagens de operações policiais na Cracolândia registradas por meio do sistema de monitoramento de câmeras Smart Sampa.
A decisão atende a uma ação da Defensoria Pública do estado, em parceria com o Ministério Público, tendo em vista as ações da prefeitura e do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) na dispersão do chamado “fluxo” da região.
Os órgãos solicitaram o compartilhamento das imagens captadas nas imediações da Rua dos Protestantes e da esquina com a Rua dos Gusmões, no período entre 1º e 14 de maio. Nesse intervalo, usuários “desapareceram” do local.
A ação enfatiza que o Smart Sampa elimina automaticamente as imagens captadas após 30 dias de registro, motivo pelo qual pediram uma tutela de urgência pela manutenção dos arquivos.
Ao proferir a sentença favorável, a juíza Juliana Brescansini Demarchi Molina, da 7ª Vara de Fazenda Pública, destacou que a preservação das imagens “é necessária para que os requerentes possam ter acesso ao conteúdo após o contraditório”.
O descumprimento da medida, assinalou a magistrada, pode configurar o crime de desobediência.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Câmeras gravam agressões de agentes da GCM na Cracolância dias antes de esvaziamento
Por CartaCapital
A Cracolândia não sumiu, foi pulverizada
Por Amarílis Costa
TCM questiona gestão Nunes sobre entrega de escolas municipais à iniciativa privada
Por CartaCapital