Bem-Estar
Veja alimentos para ajuda a ter mais disposição no inverno
O inverno, com seus dias mais curtos, temperaturas baixas e menor incidência de luz solar, pode afetar diretamente o humor e a disposição. É comum sentir um pouco mais de preguiça, desânimo e até traços de tristeza durante essa estação, um fenômeno muitas vezes associado […]


O inverno, com seus dias mais curtos, temperaturas baixas e menor incidência de luz solar, pode afetar diretamente o humor e a disposição. É comum sentir um pouco mais de preguiça, desânimo e até traços de tristeza durante essa estação, um fenômeno muitas vezes associado à chamada “depressão sazonal”.
Contudo, segundo a professora Jaqueline Barbosa da Silva, do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, a resposta para enfrentar esse combo emocional pode estar no prato. “Alguns alimentos funcionam como verdadeiros ‘abraços’ no nosso corpo e mente. Eles ajudam a manter o humor equilibrado, fornecem energia e ainda fortalecem o sistema imunológico — tudo o que precisamos nos meses mais frios do ano”, afirma.
Nutrientes para mais disposição no inverno
Abaixo, Jaqueline Barbosa da Silva lista alguns nutrientes e alimentos que ajudam a manter a disposição no inverno:
- Triptofano: participa da produção da serotonina, o neurotransmissor do prazer e bem-estar. Está presente na banana, na aveia, nos ovos e no chocolate 70% cacau;
- Magnésio e selênio: acalmam o sistema nervoso e reduzem a ansiedade. Estão presentes em sementes e oleaginosas;
- Ômega 3: atua na regulação do humor. É encontrado no salmão, na sardinha, na chia e na linhaça;
- Vitaminas do complexo B e colina: são essenciais para a energia e o foco mental. São encontrados na gema de ovo, grãos e vegetais frescos;
- Vitamina C, zinco e ferro: além de fortalecerem a imunidade, também contribuem para a disposição.

Comer bem pode ser aconchegante
A especialista destaca que o segredo está em unir nutrientes essenciais a preparações reconfortantes. Chás de ervas, como camomila, gengibre e canela, caldos com tubérculos e leguminosas e até doces caseiros são opções que aquecem o corpo e confortam emocionalmente.
“Não é preciso cortar o doce. Com equilíbrio, é possível matar a vontade de forma nutritiva e saudável, com mingaus, frutas com chocolate 70% cacau ou bolos com ingredientes naturais. Além disso, evitar longos períodos em jejum ajuda a controlar os impulsos alimentares”, completa Jaqueline Barbosa da Silva.
Cardápio para os dias mais frios
Veja sugestão de cardápio para um dia de inverno com mais energia e leveza:
- Café da manhã: banana-da-terra cozida com ovo mexido e café com canela;
- Almoço: arroz, feijão, hambúrguer de lentilha, repolho assado com tahine e, na sobremesa, uma laranja-pera;
- Lanche da tarde: mingau de aveia com cacau, castanhas e frutas secas;
- Jantar: caldo de abóbora com gengibre e grão-de-bico, acompanhado de granola salgada com sementes;
- Ceia: chá de camomila com casca de maracujá, e banana amassada com aveia e semente de girassol.
“Com pequenas escolhas diárias e um olhar mais acolhedor para a alimentação, é possível atravessar o inverno com mais equilíbrio, saúde e até felicidade”, finaliza Jaqueline Barbosa da Silva.
Por Nágila Pires
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.