Justiça
Não tenho nada a ver com ela, diz Bolsonaro sobre Zambelli
O ex-presidente não respondeu a perguntas sobre a fuga da deputada federal por ‘não conhecer os autos’


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira 5 não ter “nada a ver” com a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que fugiu do Brasil após ser condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal. Ele deu a declaração após prestar depoimento na sede da Polícia Federal, em Brasília.
“Não tenho nada a ver com Carla Zambelli. Não botei dinheiro no Pix dela. Estou acompanhando o caso Carla Zambelli pela imprensa”, alegou.
A oitiva desta quinta era sobre a trama de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos para sancionar autoridades brasileiras. Os investigadores aproveitaram para questionar sobre a deputada fugitiva, mas o ex-capitão não respondeu às perguntas, pois sua defesa não teve acesso aos autos do processo.
Zambelli está na Itália e foi incluída nesta quinta na difusão vermelha da Interpol. Ela já é alvo de um pedido de extradição de um deputado italiano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.