Mundo
Atividade do setor de serviços dos EUA cai pela 1ª vez em um ano
O número está abaixo do limite de 50%, acima do qual a atividade deve se expandir
A atividade no setor de serviços nos Estados Unidos caiu em maio pela primeira vez desde meados de 2024, de acordo com dados da pesquisa divulgados nesta quarta-feira 4, à medida que as tarifas de Donald Trump aumentam os preços e criam incerteza para as empresas.
O índice compilado pela federação comercial do Institute for Supply Management (ISM) ficou em 49,9% em maio, ante 51,6% em abril.
O número está abaixo do limite de 50%, acima do qual a atividade deve se expandir.
O número de maio “não indica uma contração severa, mas sim que a incerteza está se expressando de forma generalizada” entre os entrevistados, disse o chefe do estudo, Steve Miller, em um comunicado.
O índice de novos pedidos também contraiu pela primeira vez em quase um ano, atingindo 46,5% no mês passado, ante 52,3% em abril.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Governo Trump revoga proteção para abortos de emergência determinada por Biden
Por AFP
Trump aumenta tarifa sobre aço e alumínio para 50%; medida atinge o Brasil
Por CartaCapital
Musk chama de ‘abominação repugnante’ o megaprojeto orçamentário de Trump
Por AFP



