Bem-Estar

Conheça os benefícios da prática de yoga às cegas

Em um mundo cada vez mais acelerado e repleto de estímulos visuais, sonoros e informacionais, o yoga às cegas surge como uma proposta inovadora de reconexão interior. Nessa prática, os participantes utilizam vendas nos olhos para bloquear as distrações externas e ampliar a percepção dos […]

Conheça os benefícios da prática de yoga às cegas
Conheça os benefícios da prática de yoga às cegas
Apoie Siga-nos no

Em um mundo cada vez mais acelerado e repleto de estímulos visuais, sonoros e informacionais, o yoga às cegas surge como uma proposta inovadora de reconexão interior. Nessa prática, os participantes utilizam vendas nos olhos para bloquear as distrações externas e ampliar a percepção dos próprios sentidos.

A proposta, que já vem ganhando espaço, não é exatamente uma novidade dentro dos princípios do yoga, mas tem conquistado mais adeptos justamente por oferecer uma imersão sensorial profunda, capaz de acalmar a mente e ampliar a percepção do corpo no presente.

O yoga às cegas é uma experiência sensorial única, quando você retira o estímulo visual, o corpo começa a escutar mais, sentir mais, perceber mais. Tudo se intensifica”, explica Sue Môura, professora de yoga, educadora física e empresária.

Características do yoga às cegas

O yoga às cegas é uma adaptação da prática tradicional, feita com os olhos fechados ou utilizando vendas, que convida o praticante a silenciar os estímulos externos e voltar toda a atenção para o corpo, a respiração e as sensações internas.

A ausência da visão exige um nível de presença, equilíbrio e autoconsciência muito maior. Isso ativa outros sentidos, melhora a propriocepção (a percepção do corpo no espaço) e fortalece o foco.

homem e mulher no chão fazendo exercícios de yoga em tapete
A prática de yoga às cegas ajuda a reduzir a ansiedade (Imagem: StockPhotoDirec | Shutterstock)

Benefícios do yoga às cegas

A prática do yoga às cegas oferece benefícios, como:

  • Redução da ansiedade e do estresse;
  • Aumento da concentração e da clareza mental;
  • Fortalecimento da autoconfiança;
  • Melhoria da consciência corporal e equilíbrio;
  • Expansão da percepção sensorial e emocional.

“As pessoas hoje estão sobrecarregadas de telas, notificações e ruídos externos. O yoga às cegas permite desligar tudo isso, nem que seja por alguns minutos, e voltar a ouvir o próprio corpo e o que realmente importa”, ressalta Sue Môura.

Familiaridade com o yoga é importante para a prática

Sue Môura destaca que a prática é mais recomendada para praticantes que já tenham familiaridade com o yoga tradicional. Isso porque, sem o auxílio da visão, posturas que exigem equilíbrio ou alinhamento podem se tornar desafiadoras para iniciantes.

“É uma prática que exige uma escuta muito apurada do próprio corpo; por isso, ela faz mais sentido para quem já tem uma certa segurança nas posturas básicas e deseja ir além, explorando camadas mais sutis da consciência”, explica.

Por Tayanne Silva

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo