Receitas
7 chás deliciosos e práticos para os dias frios
Em meio ao frio, poucas coisas são tão reconfortantes quanto uma xícara de chá. Originária da China, essa tradição milenar se espalhou pelo mundo, ganhando variações e significados em diferentes culturas. No Japão, por exemplo, a bebida é o centro de uma cerimônia que celebra […]


Em meio ao frio, poucas coisas são tão reconfortantes quanto uma xícara de chá. Originária da China, essa tradição milenar se espalhou pelo mundo, ganhando variações e significados em diferentes culturas. No Japão, por exemplo, a bebida é o centro de uma cerimônia que celebra a simplicidade e a harmonia, enquanto, na Inglaterra, o famoso “chá das cinco” se tornou um ritual social indispensável. Ainda, a ciência confirma propriedades dessas bebidas que vão além do conforto, ajudando a melhorar o metabolismo e até a acalmar a mente.
Abaixo, confira 7 chás deliciosos e práticos para os dias frios!
Chá de hibisco com framboesa e hortelã
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de hibisco seco
- 1 xícara de chá de framboesa fresca ou congelada
- 1 xícara de chá de folhas frescas de hortelã
- 600 ml de água
- Mel a gosto
Modo de preparo
Coloque a água em uma panela e leve ao fogo médio. Quando a água ferver, adicione o hibisco e a framboesa. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 8 minutos. Adicione as folhas de hortelã e desligue o fogo. Tampe a panela e deixe em infusão por mais 5 minutos. Coe o chá e adoce com mel. Sirva quente.
Chá de casca de abacaxi
Ingredientes
- Casca de 1 abacaxi higienizada e picada
- 5 cravos-da-índia
- 1 canela em pau
- 10 folhas de hortelã
- 1,5 l de água
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a casca de abacaxi, os cravos-da-índia, a canela e as folhas de hortelã. Adicione a água e leve ao fogo médio. Ferva por 5 minutos e, em seguida, coe. Sirva quente.
Chá de frutas
Ingredientes
- 1/2 maçã picada
- 1/4 de pêssego cortado em fatias finas
- Casca de 1 tangerina
- Sementes de 1/2 romã
- 500 ml de água
- Mel a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio. Assim que a água começar a ferver, reduza o fogo para baixo e adicione a maçã, o pêssego, a casca de tangerina e as sementes de romã. Deixe ferver por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Retire do fogo e deixe o chá descansar por 5 minutos com a panela tampada. Depois, coe, adoce com mel e sirva quente.

Chá de limão e capim-santo
Ingredientes
- 300 ml de água
- 1 punhado de capim-santo
- 1 pedaço pequeno de gengibre descascado e cortado
- 1 rodela de limão com casca
- Mel a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione o capim-santo, o gengibre e a rodela de limão. Reduza o fogo e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Após, desligue o fogo e tampe a panela, deixando o chá em infusão por 5 minutos. Coe, adoce com mel e sirva quente ou morno.
Chá de laranja e camomila
Ingredientes
- 500 ml de água
- 1 laranja descascada, sem sementes e cortada em pedaços
- 2 colheres de sopa de camomila
- Mel a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, adicione os pedaços de laranja. Reduza o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Após, desligue o fogo e adicione a camomila. Tampe a panela e deixe o chá descansar por 5 minutos. Coe, adoce com mel e sirva quente.

Chá de erva-doce com anis-estrelado
Ingredientes
- 1 colher de sopa de erva-doce
- 1 anis-estrelado
- 500 ml de água
- Mel a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio. Assim que levantar fervura, adicione a erva-doce e o anis-estrelado. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Coe, adoce com mel e sirva em seguida.
Chá de tangerina com cravo-da-índia
Ingredientes
- Casca de 1 tangerina higienizada e picada
- 3 cravos-da-índia
- 1 pedaço de gengibre fatiado
- 500 ml de água
- Mel a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver, adicione a casca da tangerina, os cravos-da-índia e o gengibre. Ferva por cerca de 5 a 7 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por 5 minutos. Coe, adoce com mel e sirva em seguida.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.